A licitação para a locação de 400 ônibus elétricos em São José dos Campos pode ter chegado ao fim nesta sexta-feira (24), depois de quatro tentativas. Apenas uma empresa participou do processo e ofereceu uma proposta de R$ 2.846.013.062,40, valor estimado no edital.

Os documentos da empresa, a Master Solutions Logística, serão analisados pela prefeitura para a definição oficial da vencedora. A sessão será retomada em data a ser divulgada no site da Urbam (Urbanizadora Municipal), responsável pela gestão do transporte público na cidade.
De acordo com a gestão municipal, o contrato prevê apenas o aluguel dos veículos. Outra licitação será aberta para escolher uma ou mais empresas que vão assumir a operação do transporte público.
A mudança para ônibus elétricos é uma das metas da prefeitura para melhorar o transporte público na cidade. Os novos veículos são mais silenciosos, poluentes e econômicos. Além disso, eles contam com ar condicionado e outras comodidades, como carregador USB.
Novela chegou ao fim?
A prefeitura de São José dos Campos tenta, pela quarta vez, licitar a locação de ônibus para o transporte público da cidade. As duas primeiras tentativas foram suspensas pela Justiça ou pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), e uma terceira teve apenas uma empresa participante, que não foi habilitada.
A última tentativa, realizada em maio deste ano, terminou com a revogação da licitação. Dois meses antes, ela já havia sido suspensa pelo TCESP, que recebeu representações de vereadores e da empresa CS Brasil.
As partes questionaram itens do edital, como o fornecimento de carregadores e baterias para os veículos, a falta de clareza quanto aos destinatários do serviço e a ausência de uma audiência pública.
Com o impasse na definição sobre o novo sistema, três empresas estão atuando no serviço de forma emergencial: Expresso Maringá, Saens Peña e Joseense.
Plano Revolucionário
Em entrevista para o podcast Talk+, o prefeito Anderson Farias (PSD) disse que em vez de contratar uma empresa única para gerenciar todo o transporte público, o sistema será dividido em três partes, cada uma administrada por uma empresa diferente.
Uma empresa é responsável pela locação de veículos, outra pela operação do sistema (contratação de funcionários, manutenção de veículos etc.) e a terceira pelos recursos financeiros.
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