O calor extremo registrado nestes dias no Brasil é fenômeno que desagrada e faz muito mal à saúde dos pets. Pelo visto, a conta das mudanças climáticas, provocadas pelo desmatamento e a poluição oriunda das atividades humanas, já chegou. Os bichos não têm culpa nisso, mas já sofrem com as consequências.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou um Alerta Laranja de Perigo para a região Sudeste do País devido ao calor extremo registrado na semana passada e o previsto para esta semana. As regiões Centro-Oeste e Sul do País estão em Alerta Vermelho. Foram registradas temperaturas 5°C acima da média do mês.
(Foto: Aleyna Demir)
Na cidade de São Paulo, os termômetros registraram no domingo, dia 12/11, temperatura de 37°C, a mais alta para novembro dos últimos 19 anos. Tempo quente e seco, nas ruas, os termômetros marcaram 40°C.
Na cidade do Rio de Janeiro, na estação de Irajá, no subúrbio, a temperatura registrada foi de 42,5°C. Mas a sensação térmica chegou a 50°C para os humanos.
Já imaginaram qual a sensação térmica para um peludo?
Cães e gatos sofrem demais com o calor e podem apresentar quadro grave de saúde. Os caninos e os felinos não combinam com altas temperaturas dos climas tropical e subtropical do Brasil. E são ameaçados pelos fenômenos extremos, como a onda de calor.
São espécies adaptadas ao clima frio e temperado, pois não suam, e a transpiração (como a dos humanos e dos cavalos) é sistema eficiente de resfriamento do organismo. Além disso, o coração está mais perto do chão quente do que os dos humanos.
Veja mais: Quem agride animais é ameaça à sociedade
Os riscos dos amigos de quatro patas apresentarem desidratação, problemas cardíacos e hipertermia são maiores. Em casos graves, eles vão a óbito.
Os tutores devem estar atentos aos alertas do Instituto Nacional de Meteorologia.
Abaixo, algumas orientações do autor deste blog:
As mudanças climáticas já chegaram! O planeta aqueceu!
Vamos ajudar os pets. A culpa não é deles, se há culpados são os seres humanos, com atividades que reduziram o tamanho das florestas e com a queima do petróleo e do carvão, por exemplo.
Acompanhe também:
O São José Futsal conquistou o bicampeonato da Liga Paulista em uma emocionante disputa de pênaltis contra o Taubaté.
A partida …
A empresa de coleta de lixo, Beta Ambiental, onde o prefeito Anderson Farias (PSD) esteve em intervenção na manhã desta …
2 dias atrásAs faixas de parada exclusivas para motos em semáforos serão implantadas em mais 28 cruzamentos de São José dos Campos.
A …
Um caminhão carregado com ração pegou fogo na manhã desta quinta-feira (7) na rodovia Presidente Dutra em Roseira.
Segundo a PRF …
O Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) emitiu parecer favorável ao recurso da prefeitura contra a determinação de …
2 dias atrásDepois de uma dolorosa derrota em casa para o Fortaleza, nesta quarta (6), o Santos encara, pela primeira vez em …
2 dias atrásLogo na manhã desta quinta (7), o prefeito Anderson Farias (PSD) postou um vídeo nas redes sociais e afirmou que …
2 dias atrásO Conselho Municipal de Mobilidade Urbana anunciou nesta terça-feira (5) o pacote de obras viárias para 2024 em São José …
3 dias atrásApenas aguardando a sanção do prefeito José Saud (MDB), o projeto que institui a criação de um programa de escolas …
3 dias atrásAdquirir conhecimento num espaço lúdico e interativo, pode até tornar os estudos mais divertidos. E essa é uma das propostas …
3 dias atrás