A fim de ampliar o acesso aos médicos especialistas, o Hospital Municipal de São José dos Campos vai contar com novas ferramentas tecnológicas desenvolvidas pelo PIT (Parque de Inovação Tecnológica).
A parceria foi realizada pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) para executar o projeto Jornada Digital do Paciente – Telemedicina.

Essa integração entre especialistas e médicos das UBSs (Unidade Básica de Saúde) já é feita pelo HM e tem reduzido a necessidade de encaminhamento e deslocamento de pacientes entre as unidades de saúde. No entanto, a parceria com o PIT vai desenvolver uma plataforma de telemedicina mais eficiente.
O objetivo é integrar os médicos da rede básica com especialistas que atuam no hospital, eliminando etapas burocráticas por meio da tecnologia. Assim, otimizando o contato com os profissionais.
Leia também: Com restrição alimentar, pacientes buscam adequar dieta por meio da alimentação inclusiva
Como funciona a atual plataforma de telemedicina
Por meio da plataforma de telemedicina, especialistas podem tirar dúvidas e ajudar a definir diagnósticos de pacientes da unidades básicas de saúde.
Desde que foi implementada, há menos de dois anos, houve uma redução significativa de 88% nos encaminhamentos para especialistas, diminuindo de aproximadamente 11 mil para 1,4 mil.
Esse declínio tem contribuído para otimizar a eficiência do sistema de consultas. Quando um problema demanda uma abordagem mais detalhada, o paciente é direcionado para uma consulta presencial com o especialista no HM.
Sobre o novo projeto
O projeto implica na contratação de uma empresa do PIT para desenvolver um sistema altamente eficiente, visando a facilitação das consultas médicas e a coleta de dados pertinentes para aprimorar o atendimento.
Por meio das inovações propostas,será possível solucionar obstáculos, aprimorar a integração entre sistemas para agilizar o compartilhamento de dados, e assegurar a segurança na transmissão de informações sensíveis.
Para Marcelo Nunes, vice-presidente de negócios do PIT, esse é um grande avanço na implementação de inovações no setor de saúde.
“Esse é o início de uma parceria estratégica bastante valiosa para a criação de ferramentas inovadoras que vamos implementar para melhorar cada vez mais o atendimento à população”, afirmou Carlos Alberto Maganha, diretor técnico do Hospital Municipal.
O Hospital Municipal é mantido pela Prefeitura de São José dos Campos e gerenciado pela SPDM.
Acompanhe também: