“Ozires Silva sempre nos dizia que Santos Dumont jamais criaria o avião na Fazenda Cabamgu onde nasceu. Ele precisava estar num ambiente rico de desafios e meios tecnológicos para criar, como Paris”.
São José dos Campos foi a Paris de Ozires quando fundou a Embraer há 54 anos. É nisso o que acredita Manoel de Oliveira, veterano da companhia que junto de outros quatro grandes ex-funcionários lança nesta quinta-feira (18) o livro “Cultura de Excelência – Reflexões sobre o Sucesso da Embraer”.
Uma cerimônia com exibição e venda de exemplares, além de uma sessão de autógrafos, será realizada às 19h no salão Ozires Silva, da APVE (Associação dos Pioneiros e Veteranos da Embraer), na Vila Betânia.

Na obra, os autores refletem sobre os pontos que levaram a empresa a expandir suas fronteiras muito além do Vale do Paraíba e atingir o posto de 3ª maior fabricante de jatos comerciais do mundo.
Entre os principais pontos que colocaram a empresa no patamar em que está hoje, Manoel coloca São José dos Campos sem hesitar. Ele afirma que o ambiente de inovação e a cultura da aviação na cidade foram fundamentais nesse processo.
“Na nossa cidade existem os três elementos fundamentais do progresso. A escola que forma excelentes engenheiros [o ITA], uma estrutura de pesquisa e desenvolvimento como o DCTA e uma sociedade voltada para a tecnologia e inovação”.
A ideia do livro começou durante a pandemia por iniciativa do próprio Manoel, que na Embraer chegou a ocupar o posto de Vice-Presidente Executivo de Finanças, tendo sido responsável pelo processo de privatização da empresa.
Leia mais: Metade dos empregos da indústria foram gerados pelo setor aeronáutico em SJC
Para dar forma ao projeto, ele convidou quatro amigos e ex-colegas na companhia:
- Emílio Matsuo, engenheiro de aeronáutica que trabalhou por 38 anos na Embraer; entre outras funções, foi vice-presidente de engenharia, liderando equipe de 4 mil profissionais de alta capacidade e desempenho;
- Fúlvio Delicato, engenheiro mecânico-aeronáutico que trabalhou na Embraer de 1983 até a Gerência Geral da empresa de capital em 2005;
- Kleber Grasso, profissional com 45 anos de experiência em administração de contratos de desenvolvimento e fornecimento de bens e serviços de alta tecnologia em aeronáutica e defesa, assim como engenharia de vendas, suporte a vendas, inteligência de mercado, planejamento estratégico, comercialização e negociação de contratos, no Brasil e exterior;
- Edison Henriques Junior, Master of Science in Business Administration in Entrepreneurship, graduado em Tecnologia da Informação e professor de Liderança e Comportamento Organizacional em cursos de MBA no Brasil e em Business Schools sediadas nos EUA e na Suíça.

Em 216 páginas divididas em 12 capítulos, os escritores colocam suas vivências e visões sobre a trajetória da companhia. O sucesso, na avaliação dos autores, vai além de questões financeiras, comerciais e operacionais.
“O sucesso da Embraer explora a questão das pessoas, do engajamento, compromisso e competência de cada um do time de profissionais. Não é, evidentemente, uma prerrogativa da área de recursos humanos, mas uma característica esperada de cada líder, do CEO ao chão de fábrica e do escritório. Tanto que um dos primeiros valores enunciados foi: ‘Nossa gente é o que nos faz voar'”, diz trecho do material de divulgação para a imprensa.
Acompanhe também: