Um dos mais deliciosos festivais da região será realizado nos dias 6,7 e 8 de outubro no Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos, o + Gastronomia. Em sua 5ª edição, o + Gastronomia é reconhecido por trazer o melhor da cozinha joseense em um dos parques mais simpáticos da cidade. Pois não à toa me perguntaram recentemente se existe ESG na Gastronomia, e como ela é aplicada!
Antes de tudo, a sigla ESG (Environmental, Social, and Governance, em inglês) resume uma abordagem que deve ser iniciada dentro das nossas próprias casas, em relação ao desperdício de água, no tratamento com os funcionários e como somos responsáveis com a gestão doméstica propriamente dita.
Batatas lavadas (Foto: Polina Tankilevitch/Pexels)
Transpondo para o mundo corporativo, as dimensões obviamente tornam-se maiores e com isso também os valores de investimento que são levados em consideração nos fatores ambientais, sociais e de governança corporativa na análise e tomada de decisão dos investidores.
Leia mais em ESG na Prática: Governança: Líderes ou chefes?
Na indústria da Gastronomia não é diferente. Inúmeros restaurantes já adotam práticas ESG por entenderem que é um caminho para um impacto positivo significativo e lucratividade para seus negócios!
Por exemplo: implementação de gestão de resíduos e hídrica, economia circular, redução do uso de material plástico, inclusão e melhorias práticas de RH, envolvimento da mão de obra e comunidades produtivas locais, governança mais eficiente, entre outros. Todos esses fatores posicionam as empresas de alimentos e as deixam menos suscetíveis a todo tipo de riscos e ameaças.
Restaurantes que estarão no Festival + Gastronomia já são fortes exemplos desses resultados positivos com práticas ESG. Nesta edição, a própria organização do Festival quis implementar mais práticas sobre a temática, um olhar que já havia em outras edições, porém houve um entendimento sobre a necessidade e importância de estar sempre em busca de melhorias que tragam impactos positivos nos três pilares da sigla.
Para corroborar a ideia, no dia 7/10, sábado, haverá um painel de debate sobre o tema “ESG na Gastronomia”, com as presenças ilustres do secretário municipal de Urbanismo e Sustentabilidade, Marcelo Manara, e do diretor de Sustentabilidade da Ball Alumínios, Estevão Braga, painel do qual terei o prazer de fazer parte.
Vale conferir!!!
Acompanhe também:
O São José Futsal conquistou o bicampeonato da Liga Paulista em uma emocionante disputa de pênaltis contra o Taubaté.
A partida …
A empresa de coleta de lixo, Beta Ambiental, onde o prefeito Anderson Farias (PSD) esteve em intervenção na manhã desta …
2 dias atrásAs faixas de parada exclusivas para motos em semáforos serão implantadas em mais 28 cruzamentos de São José dos Campos.
A …
Um caminhão carregado com ração pegou fogo na manhã desta quinta-feira (7) na rodovia Presidente Dutra em Roseira.
Segundo a PRF …
O Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) emitiu parecer favorável ao recurso da prefeitura contra a determinação de …
2 dias atrásDepois de uma dolorosa derrota em casa para o Fortaleza, nesta quarta (6), o Santos encara, pela primeira vez em …
2 dias atrásLogo na manhã desta quinta (7), o prefeito Anderson Farias (PSD) postou um vídeo nas redes sociais e afirmou que …
2 dias atrásO Conselho Municipal de Mobilidade Urbana anunciou nesta terça-feira (5) o pacote de obras viárias para 2024 em São José …
3 dias atrásApenas aguardando a sanção do prefeito José Saud (MDB), o projeto que institui a criação de um programa de escolas …
3 dias atrásAdquirir conhecimento num espaço lúdico e interativo, pode até tornar os estudos mais divertidos. E essa é uma das propostas …
3 dias atrás