09 de dezembro de 2023
São José dos Campos 23° C
Tempo nublado
Dollar R$ 4,933
09/12
SJC 23° C
R$ 4,933



Categoria: Animais Ok, Mais Destaques

Luto pela perda de um pet deve ser respeitado!

Redação SPRIO+ • Publicado em 23/09/2023, às 15:48 • Atualizado em 23/09/23, às 13:23

A perda de um cão ou de um gato, seja de forma inesperada ou previsível por velhice, tem um forte impacto na vida de seus tutores e de suas famílias. Nesta semana, o luto pela morte de um pet foi assunto nos jornais e nas redes sociais. O especialista em comportamento animal, Alexandre Rossi, conhecido como Dr Pet, anunciou na quarta-feira, dia 20, a morte de sua cachorrinha Estopinha, aos 14 de idade, companheira em suas atividades profissionais e nas mídias sociais.

Ao contrário do que se possa imaginar, menos para os que têm cães e gatos, e sabem do intenso relacionamento afetivo, o luto pelo falecimento de um animal de estimação é coisa séria. Esse processo é vivenciado, muitas vezes, se não na maioria das vezes, de maneira semelhante à dor e à perda de um familiar humano.

banco vazio em gramado num dia nublado e bem cinzento

(Foto: Alex Gilbert/Unsplash)

A psiquiatria enumera 5 fases do luto nos seres humanos: a primeira é a negação; seguida pela raiva (uma fase preocupante, que envolve a culpa); depois vem o ressentimento pela perda e a esperança de que essa seja revertida; o quarto estágio é de solidão e saudade intensa, e o quinto o da aceitação da morte do ente querido. A superação não significa ausência de dor, mas de sentimentos mais positivos em relação à perda, com destaque para as boas lembranças.

Um dos problemas diante da morte de um pet está na culpa que tutores manifestam nesta hora. Afinal, hoje, eles se apresentam como “papai” e “mamãe” dos animais, responsáveis, portanto, pela alimentação, bem-estar e saúde dos bichinhos. No caso de mortes por acidente ou doenças infeccionas, o nível de sofrimento é terrível, como pode ser visto nos hospitais e clínicas veterinárias.

No caso de óbito de cães e gatos idosos, a situação não é muito melhor. Isso porque os números das idades enganam: um cão com 14 anos ou 15 anos é um geriatra, possivelmente com insuficiência cardíaca ou renal, mas essa idade, na contagem humana, significa apenas a adolescência. Um cão de grande porte, como o Golden Retriever, nesta idade, está com quase 100 anos na cronologia humana!

Outro problema no luto pelos animais é o reconhecimento ainda precário da sociedade dessa realidade e a dificuldade dos tutores de expressarem seus sentimentos em público.

Mais de Animais Ok: O seu cão tem ciúme de você? A ciência diz que sim!

A dor pela perda de um animal de estimação ainda não é tão bem aceita socialmente, tanto que não se pode ser liberado do trabalho pela morte de um cão ou de um gato e nem citar isso como desculpa para não ir ao futebol de domingo.

A psicóloga Márcia Nubia Fonseca Vieira é autora de artigo científico sobre o assunto. “Quando morre o animal de estimação: um estudo sobre o luto”, publicado em Psicologia em Revista, em 2019.

Vieira entrevistou para seu artigo tutores de cães que estavam em luto. Trata-se de rara pesquisa que busca entender no Brasil o luto por animais de estimação. Os tutores disseram estar vivenciando dor semelhante a da perda de um integrante humano da família, mas que não se sentiam acolhidos pelo seu círculo social e nem autorizados a expressar seus sentimentos em público.

Transcrevo abaixo suas:

Para a maior parte dos entrevistados, a expressão de seus sentimentos foi a tarefa mais árdua, devido ao fato de que não obtiveram reconhecimento da perda de seus cães como perdas significativas. Assim, não puderam chorar e lamentar publicamente e, como consequência, não obtiveram apoio, conforto e solidariedade, tão fundamentais nesse momento. Dessa maneira, vivenciaram o luto não autorizado (Worden, 2013; Casellato, 2013).

Por todo o exposto, foi-nos possível concluir que os entrevistados, por estabelecerem um forte vínculo de apego com seus cães, vivenciaram um processo de luto semelhante ao vivenciado pela perda de um ser humano.

A constatação dessa realidade nos alerta para a importância de se validar a dor das pessoas que perdem um animal de estimação, a fim de que lhes possa ser concedido o suporte social necessário a seu luto, uma vez que a ausência desse reconhecimento pode levá-las à inibição de seu pesar, repressão de seus sentimentos e minimização de suas perdas, gerando-se intenso sofrimento psíquico e consequente impacto negativo em sua saúde mental.

Fonte do artigo de Marcia Núbia Fonseca Vieira : 

Psicologia em Revista

Acompanhe também: 

Instagram

Youtube

Facebook

Twitter

Spotify



Ricardo Osman

Ricardo Osman

Nascido no Rio de Janeiro, Ricardo é formado em Comunicação Social pela UFRJ e em Medicina Veterinária pela FMU, em São Paulo. Autor de livro sobre uma vira-lata (Estrela e o Quarteto Mágico), também mestre em Saúde e Bem-Estar Animal.



Acompanhe nossas notícias de forma mais rápida em seu celular pelo Google News. Clique aqui e siga a SP Rio +.

Publicidade










Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.

+ noticias

Esporte, Mais Destaques

São José Futsal vence Taubaté nos pênaltis e é bicampeão da Liga Paulista

O São José Futsal conquistou o bicampeonato da Liga Paulista em uma emocionante disputa de pênaltis contra o Taubaté.
A partida …

1 dia atrás
Cidades, Destaque

Justiça impede empresa de coleta de lixo de encerrar contrato com prefeitura de SJC

A empresa de coleta de lixo, Beta Ambiental, onde o prefeito Anderson Farias (PSD) esteve em intervenção na manhã desta …

2 dias atrás
Cidades

Defendidas pelos motocas, ‘faixas de espera’ para motos serão implantadas em mais 28 cruzamentos de SJC

As faixas de parada exclusivas para motos em semáforos serão implantadas em mais 28 cruzamentos de São José dos Campos.
A …

2 dias atrás
Cidades, Mais Destaques

Caminhão de ração pega fogo na Dutra em Roseira

Um caminhão carregado com ração pegou fogo na manhã desta quinta-feira (7) na rodovia Presidente Dutra em Roseira.
Segundo a PRF …

2 dias atrás
Cidades, Mais Destaques

MP emite parecer favorável à prefeitura, que é contra regularização do Banhado

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) emitiu parecer favorável ao recurso da prefeitura contra a determinação de …

2 dias atrás
Esporte

Caos na Vila Belmiro: veja a destruição após primeiro rebaixamento da história do Santos

Depois de uma dolorosa derrota em casa para o Fortaleza, nesta quarta (6), o Santos encara, pela primeira vez em …

2 dias atrás
Cidades, Mais Destaques

Prefeitura faz intervenção em empresa de coleta de lixo em São José dos Campos

Logo na manhã desta quinta (7), o prefeito Anderson Farias (PSD) postou um vídeo nas redes sociais e afirmou que …

2 dias atrás
Cidades, Mais Destaques

São José terá pelo menos sete obras viárias em 2024; veja quais

O Conselho Municipal de Mobilidade Urbana anunciou nesta terça-feira (5) o pacote de obras viárias para 2024 em São José …

3 dias atrás
Cidades, Colunas, Mais Destaques

Só aguardando ‘canetada’ de Saud, programa de escolas cívico-miltares na rede municipal será realidade em Taubaté

Apenas aguardando a sanção do prefeito José Saud (MDB), o projeto que institui a criação de um programa de escolas …

3 dias atrás
Cidades, Mais Destaques

Saiba como ficaram os novos espaços do MIC após passarem por mudanças

Adquirir conhecimento num espaço lúdico e interativo, pode até tornar os estudos mais divertidos. E essa é uma das propostas …

3 dias atrás
SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - SP RIO+ 2023 © Todos os direitos reservados