O 37º Festivale vai abrir a edição deste ano com o espetáculo francês Escola de Mulheres, na próxima quinta-feira (31), em São José dos Campos. A estreia do Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba vai acontecer no Teatro Municipal, às 20h.

A obra de Molière teve o roteiro adapatado pela diretora Clara Carvalho, que também traduziu a peça. Os ingressos devem ser reservados de forma gratuita no site da FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo). A apresentação é recomendada para maiores de 12 anos.
Cerca de 40 apresentações de teatro serão realizadas em São José num período de 11 dias. Ao todo, 12 espaços culturais do munícipio vão receber as peças. A programação será divulgada em breve.
Leia também: Festivale, um dos mais importantes da região, traz 40 peças de teatro para São José
Escola de Mulheres
Nessa comédia, o burguês Arnolfo (Brian Penido Ross) repele a ideia de ser traído e, para isso, educa a jovem Inês (Gabriela Wesphal) para que se torne a esposa ideal, enquanto é trancafiada em uma casa aos arredores da praça da cidade. É vigiada pelos atrapalhados empregados, Georgette (Vera Espuny) e Alain (Rogério Pércore).
O casamento esperado entre Arnolfo e Inês é colocado em perigo quando o jovem Horácio (Ariel Cannal), filho de um dos amigos do protagonista, apaixona-se pela moça e é logo correspondido. Então, o dramaturgo francês, empodera Inês, que surpreende a todos com um alto grau de astúcia.
A peça foi criada por Jean-Baptiste Poquelin, mais conhecido pelo nome artístico Molière (1622-1673). Ele foi filho de um respeitado tapeceiro do rei da França e optou por adotar o codinome “Molière” para seguir uma carreira no teatro, aliviando assim as preocupações de seu pai.
Suas comédias deixaram uma marca na dramaturgia mundial, explorando intrigas e personagens obsessivos para lançar um olhar crítico sobre o comportamento de sua época. O autor trouxe o tema machismo com muita ironia, leveza e elegância, na peça “Escola de Mulheres”, escrita em 1662.
Sobre a diretora Clara Carvalho
A atriz Clara Carvalho formou-se em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Em 1986, veio com o Grupo Tapa para São Paulo, com o espetáculo “O Tempo e os Conways”, de J.B. Priestley e, daí em diante, radicou-se em São Paulo, dedicando-se definitivamente ao teatro como atriz, diretora, tradutora e professora.
Serviço
Peça de teatro – Escola de Mulheres
Quando: 31 de agosto (quinta-feira)
Horário: às 20h
Onde: Teatro Municipal Rua Rubião Júnior, 84 (3º piso do Shopping Centro) – Centro
Ingressos: site FCCR
Acompanhe também: