A perspectiva de atrair investimentos estrangeiros para São José dos Campos ganha força com a introdução do município em uma inovadora plataforma digital em desenvolvimento pelo Governo de São Paulo.
Denominada Janela Única de Investimento, a proposta foi apresentada pelo Secretário de Estado de Negócios Internacionais, Lucas Ferraz, durante um encontro com autoridades municipais e a gestão do Parque Tecnológico. A ideia ainda está em estágio inicial, de acordo com o próprio governo.

A escolha de São José dos Campos para este projeto ocorreu devido ao seu notável capital humano especializado e um ecossistema robusto que integra infraestrutura, inovação e elevada capacidade tecnológica.
A plataforma
De acordo com Lucas Ferraz, a plataforma funcionará como um tipo de Poupatempo para investidores internacionais, agilizando diversos procedimentos necessários para atrair novos empreendimentos.
“Será possível, por exemplo, adquirir licenças através da internet. Ao discutirmos sobre o comércio do século 21, a digitalização se torna imprescindível. Isso já é implementado em vários países ao redor do mundo, e São Paulo será pioneiro no Brasil ao adotar essa ferramenta”, afirmou Ferraz, acompanhado de membros da sua equipe durante a visita a São José.
Para que essa iniciativa seja bem-sucedida, será essencial a colaboração entre órgãos regulatórios e aprovadores em níveis estadual e municipal. Essa cooperação com os municípios se torna imperativa para o êxito do projeto, de acordo com Ferraz.
A proposta faz parte do programa de internacionalização do governo estadual, que abrange iniciativas focadas na desburocratização, simplificação, promoção comercial e atração de investimentos.
Segundo o Secretário de Negócios Internacionais, São José e Campinas serão as cidades incluídas no piloto do projeto. “Estes dois municípios se destacam por terem um alto nível de integração internacional e desenvolvimento tecnológico no estado de São Paulo, de acordo com nossas análises”, afirmou.
Acompanhe também: