O empresário, ambientalista e esportista Luís Fernando Carneiro Magalhães é o mais novo colunista do Portal SP RIO+. Ele assume a coluna “ESG na prática”, que abordará, semanalmente, sempre aos sábados, temas relacionados a boas práticas ambientais, sociais e de governança. Nos dias que correm, preocupações com o Meio Ambiente não andam mais sozinhas, e isso vale para todas as esferas onde soluções integradas são exigidas e esperadas.
A sigla ESG, do inglês Environmental (Meio Ambiente), Social, Governance (Governança), reúne os três pilares que passaram a dar um norte mais humanista às corporações, indústrias; preocupações que avançam ainda com certa lentidão no ambiente público brasileiro, mas que já têm animada presença no microcosmo das famílias.
“É importante dar a nossa contribuição para o debate sobre ESG, que é, no fundo, um debate sobre a própria continuidade da existência humana”, diz Luís Fernando. Na coluna de estreia, ele trata de um assunto da pauta política, que se cruza com a ambiental: a verba que acaba de ser destinada pelo governo do Reino Unido ao Fundo Amazônia, acordo celebrado pelo presidente Lula e o primeiro-ministro inglês Rishi Sunak e que prevê R$ 500 milhões contra o desmatamento da região. Luís Fernando opinou sobre a urgência de ação do novo governo, que tanto criticou a inação do governo de Jair Bolsonaro durante a campanha eleitoral.

“São esses comentários de um cuidadoso observador da realidade brasileira, que acompanha de perto as pesquisas sobre sustentabilidade, que está de olho atento ao noticiário especializado e conhece de perto os preceitos ESG, que trarão brilho à coluna”, diz o diretor de Jornalismo da SP RIO+ José Guilherme R. Ferreira.
Sobre Luís Fernando Magalhães
Luís Fernando é co-fundador e sócio-diretor da empresa O2eco Tecnologia Ambiental, com sede em São José dos Campos, empresa que tem como premissa básica “deixar um impacto positivo no Meio Ambiente”. Sabe, portanto, o que é sustentabilidade na prática. Com tecnologia desenvolvida na Austrália, a premiada O2eco cuida principalmente da qualidade das águas, realizando projetos de despoluição natural, biológica de rios, lagos, reservatórios. O lago do Parque da Cidade, em São José dos Campos, por exemplo, foi despoluído sem a necessidade de produtos químicos. (Conheça detalhes da tecnologia da O2eco Tecnologia Ambiental em https://o2eco.com.br/).

Educação e Meio Ambiente
Luís Fernando estudou Agronomia na UFFRJ e cursou Business & Marketing, na Universidade Católica da Austrália e na Universidade de Canberra, Austrália, onde morou por 14 anos. Atraído pelas questões educacionais, foi consultor das mais importantes e tradicionais universidades da Austrália e Nova Zelândia, sendo responsável direto pela estruturação de grupos educacionais na Austrália. Auxiliou também no fomento de pesquisas colaborativas entre Brasil e Austrália/Nova Zelândia. Não à toa, coordenou o programa do governo australiano em interface com o “Ciências sem Fronteiras” (Capes, CNPq), além de ocupar a vice-presidência da Câmara Oficial de Comércio Brasil Austrália, no Rio de Janeiro.
Essa vivência na Austrália, onde as questões das mudanças climáticas estão bem presentes na esfera política, certamente estimulou seu envolvimento com as questões de sustentabilidade.
Além de empresário e tri-atleta, Luís Magalhães é coordenador de projetos do Instituto Regeneração Global e co-fundador da Arca Urbana, uma comunidade econômico-colaborativa com apoio ao empreendedorismo social/ambiental.
E, como não poderia deixar de ser, o titular da coluna “ESG na prática” é investidor-anjo de startups ligadas ao propósito ESG. Isso quer dizer: tira dinheiro do próprio bolso para promover pequenas empresas com potencial de crescimento, mas que não pensam só em dinheiro.
Alguns observadores dessa nova consciência das práticas corporativas sabem que pensar somente em “métricas financeiras” já não funciona. Melhorar a gestão das equipes, fomentar o bem-estar no trabalho (bons salários, assistência médica incluídos), ter a sustentabilidade como uma das metas reais, são tão importantes hoje quanto os aportes. E uma ação leva à outra.
Acompanhe também: