Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Curiocidades
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Esquecimento Global
      • Fora do Cabide
      • Ofício das Palavras
      • Playlist de maestro
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais

    Suzano

    Você está em:Início » Casos de dengue no Brasil crescem 30% em 2023, divulga Ministério da Saúde
    Mais Destaques

    Casos de dengue no Brasil crescem 30% em 2023, divulga Ministério da Saúde

    5 de maio de 2023Nenhum comentário3 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link

    O Brasil teve um aumento das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti entre janeiro e abril deste ano. Em comparação com o mesmo período de 2022, em 2023 são 30% casos a mais. Já em relação à zika, o avanço foi de 289%. Na chikungunya, 40%.

    A informação foi divulgada ontem (4) pelo Ministério da Saúde, durante o lançamento da campanha “Brasil unido contra a dengue, zika e chikungunya”. A campanha já começou a ser veiculada na TV aberta e segmentada, rádio, internet, carros de som e em locais de grande circulação de pessoas em todas as regiões do país.

    Segundo os dados divulgados, o estados com maior incidência de dengue no Brasil são Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Acre e Rondônia.

    Mosquito da dengue em cima de uma pele, prestes a picar; foto ilustra matéria sobre aumento da dengue no Brasil e lançamento da campanha do Ministério da Saúde.
    Foto: Reprodução/Freepik

    Já em relação à chikungunya, foram notificados 86,9 mil casos da doença, com taxa de incidência de 40,7 casos por 100 mil habitantes no país. Se comparado com o mesmo período de 2022, ocorreu um aumento de 40%. Neste ano, foram 19 óbitos confirmados.

    As maiores incidências de chikungunya estão no Tocantins, Minas Gerais, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.

    Em relação aos dados de Zika, até o final de abril, foram notificados 6,2 mil casos da doença, com taxa de incidência de 3 casos por 100 mil habitantes no país. Houve um aumento de 289% quando comparado ao mesmo período de 2022, quando 1,6 mil ocorrências da doença foram notificadas. Até o momento, não houve óbito por Zika.

    A partir desta quinta (4), o Ministério da Saúde disponibiliza um painel atualizado regularmente com os principais dados das arboviroses e a situação epidemiológica do país. A plataforma pode ser acessada por meio do site do Ministério da Saúde.

    Equipes do Governo Federal se reúnem para lançar campanha de combate à dengue no Brasil; foto mostra uma parede preta, com rostos na parede, uma mesa de madeira na frente, pessoas sentadas e uma tela de computador.
    Foto: Julia Prado/MS

    Sintomas

    Os sintomas das três doenças são semelhantes e incluem febre de início abrupto, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais.

    A prevenção é a melhor forma de combater a doença. Dentre as ações que a população deve tomar, estão evitar acúmulo de inservíveis, não estocar pneus em áreas descobertas, não acumular água em lajes ou calhas, colocar areia nos vasos de planta e receber a visita do agente de saúde.

     

    Leia mais notícias sobre saúde clicando aqui.

     

    Acompanhe também: 

    Instagram

    Youtube

    Facebook

    Twitter

    Spotify

    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresSpaccio RAR promove jantar harmonizado guiado pelo sommelier Gabriel Morais
    Próxima Notícia OMS anuncia fim da emergência de saúde da covid-19

    Notícias Relacionadas

    Brasil é terceiro país com maior diversidade de répteis no mundo; São Sebastião possui serpente endêmica

    25 de fevereiro de 2025

    Brasil já conta com 709 casos de mpox; MS convoca reunião para tratar da doença

    13 de agosto de 2024

    Atendimentos a pacientes com colesterol alto crescem 41% no SUS de SP

    8 de agosto de 2024
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado






    Vista Santana



    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    [email protected]

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    [email protected]

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    [email protected] 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.