O Centro de Documentação Musical (CDM) do Vale do Paraíba já está pronto para receber documentos musicais do público. Inaugurado em 2022, o projeto é um dos únicos do Brasil, segundo Raquel Aranha, coordenadora do Centro, em entrevista ao Portal SP RIO+.
O local é destinado à valorização artística de São José dos Campos e região.
Raquel Aranha faz parte da coordenação do Centro de Documentação Musical de São José, localizado no Parque Vicentina Aranha.
Durante entrevista ao Portal SP RIO+, a musicista é abordada sobre o trabalho desenvolvido no Centro de Documentação Musical, um dos únicos do país.
“A gente recebe material das pessoas que não sabem o que fazer com o material. São partituras, contratos e cartazes de eventos que têm a ver com música. Primeiro a gente separa o que é material artístico e o que não é. Depois a gente higieniza, com ferramentas apropriadas e então digitalizamos o documento”, disse Raquel.
A coordenadora do projeto afirmou que a inciativa de receber a coleção aproximou o Centro de Documentação ao público. Além dos materiais, famílias dividiram histórias de seus parentes relacionados ao meio musical.
Entre os itens já recebidos pelo Centro até o momento estão fotos, partituras, contratos, objetos pessoais, instrumentos e partes de instrumentos musicais, como um piano, entre outros.
O CDM promove o conhecimento e a importância da música com palestras e oficinas para ajudar as pessoas a entenderem mais o trabalho feito no local. Ela cita a possibilidade de abrir o lugar para pesquisadores no futuro.
“É claro que a gente está falando de um Centro que ainda está se formando, então já conseguimos bastante coisa, mas em breve ele vai ser aberto também para pesquisadores”, disse.
Raquel também fala sobre a visão tecnológica que existe sobre São José, mas destaca a riqueza cultural da cidade.
“As raízes de São José são muito importantes. Em diferentes épocas, tivemos pessoas importantes atuando em várias frentes e uma delas é a cultural. A chance delas não serem esquecidas é manter suas memórias vivas”, completou.
O local utilizado pelo projeto atualmente é fruto da reforma do Pavilhão Marina Crespi, um prédio histórico do Parque Vicentina Aranha. A reforma foi iniciada em 2017 e concluída em abril de 2022, por meio do Instituto CCR, da CCR RioSP, da Somos Educação e do poder público, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
As obras fizeram parte da programação de aniversário de 98 anos do parque e homenageiam arstistas da região que marcaram a cultura do Vale do Paraíba através de salas nomeadas. A sala Maestro Cunha representa José Antônio Cunha, fundador do Clube do Choro Pixinguinha e saxofonista, clarinetista e maestro.
A Sala de Música Jorge Israel homenageia o bandolinista e parceiro de Maestro Cunha na fundação do Clube do Choro. Jorge é conhecido como “Jorge do Bandolim”.
Por outro lado, a Sala de Exposições Yolanda Borghoff recebe o nome da violinista e ex-presidente da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (1989-1990).
Raquel é musicista e musicóloga pós-doutorada em patrimônio musical com passagens por diversos países, como Holanda, Suécia, Coreia do Sul, Espanha e Alemanha. Além disso, ela pariticipou da Orquestra Barroca da Casa da Música (Portugal) e da orquestra da Academia Barroca Europeia de Ambronay na França.
A musicista tem relação direta com o Barroco e em 2006 se tornou bacharel em Violino Barroco na Holanda (Conservatório Real de Haia). A dança barroca também faz parte da vida de Raquel e ela oferece cursos dessa dança em alguns festivais de música antiga.
Acompanhe também:
O Natal chegou ao CenterVale Shopping de uma forma especial este ano! Para tornar a temporada de festas ainda mais …
22 horas atrásOs coletores de lixo de Jacareí (SP) iniciaram uma greve na manhã desta segunda-feira (2). A paralisação, que não tem …
23 horas atrásA Prefeitura de Taubaté anunciou vai ampliar os horários de ônibus do transporte público a partir desta segunda-feira (2) devido …
23 horas atrásO Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de São José dos Campos abre o mês de dezembro com 697 vagas de …
2 dias atrásO atacante Yuri Alberto, natural de São José dos Campos, está vivendo a sua melhor temporada como jogador profissional de futebol …
2 dias atrásOs joseenses que trafegam pela Rua Benedito Julião Machado, localizada na Vila Tupi, precisam ficar atentos, porque a rua será interditada …
2 dias atrásA Prefeitura de São José dos Campos anunciou que algumas vias na região do Jardim das Indústrias estarão interditadas neste domingo (1) devido à …
3 dias atrásA Prefeitura de São José dos Campos anunciou que o Parque Santos Dumont, localizado na Rua Presidente Eng. Prudente Meireles de Moraes, 1000, …
3 dias atrásO São José Basquete mais uma vez dominou a Farma Conde Arena, ao vencer o União Corinthians por 98 a 82, na …
3 dias atrásAs obras de instalação da cobertura retrátil na piscina do Centro Esportivo do Jardim Morumbi, região sul da cidade, estão …
4 dias atrás