Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Curiocidades
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Esquecimento Global
      • Fora do Cabide
      • Ofício das Palavras
      • Playlist de maestro
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais


    Você está em:Início » Com nova sede, GAIA pretende atender 500 pessoas por mês
    Cidades

    Com nova sede, GAIA pretende atender 500 pessoas por mês

    3 de abril de 2023Updated:5 de abril de 2023Nenhum comentário3 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link

    Em São José dos Campos, o GAIA (Grupo de Apoio ao Indivíduo com Autismo), estará de casa nova em breve.

    A novidade aparece no período em que comemora-se o Abril Azul, mês de conscientização para a população sobre a inclusão de pessoas com TEA – Transtorno do Espector Autista.

    A expectativa é atender 500 pessoas por mês. A unidade está localizada no Urbanova, ao lado do GACC (Grupo de Assistência à Criança com Câncer), com uma área construída de 4 mil m².

    nova sede do Gaia; foto ilustra matéria sobre Com nova sede, GAIA pretende atender 500 pessoas por mês
    Foto: PMSJC

    A construção do prédio teve início em 2020 (em um terreno de 8,470 m², doado por um grupo de empresários) e foi finalizada em junho do ano passado.

    De acordo com Sara Azibeiro, Diretora Presidente do GAIA, serão 16 consultórios de terapias, além de atendimentos médicos e atividades culturais, educacionais, assistenciais, entre outros.

    Todos os recursos foram obtidos por meio de doações.

    Recentemente, o joseense e jogador de futebol Casemiro doou quase R$200 mil à causa, o que possibilitou a aquisição de materiais para os consultórios.

    Mesmo assim, Sara comenta que tudo começou com investimento pessoal.

    “O GAIA nasceu porque usamos muito recurso próprio. Mas com o tempo, as despesas foram aumentando e a sociedade em geral começou a investir, e graças às ações de investidores sociais e empresários importantes, construímos esse prédio”.

    Além da assistência às crianças e jovens com autismo, a associação também capacita profissionais para que estejam aptos a lidar com os autistas.

    Desafios x preconceito

    A luta pela conscientização se dá em razão, principalmente, pelo fato do preconceito ser o maior desafio para quem tem TEA.

    Isso acontece porque o autismo ainda é tratado de uma forma um pouco tímida, devido à falta de um esclarecimento correto sobre o distúrbio.

    No entanto, Sara Azibeiro explica como isso pode melhorar na prática.

    “Hoje, nós vivemos num tempo de boom de formadores de opinião. Começar a falar disso [autismo] é um serviço de utilidade pública e isso deixa de ser tabu, é uma coisa do nosso dia a dia. É olhar com mais naturalidade e falar de pessoas que têm autismo”.

    Além disso, Sara acrescenta que a popuolação depende muito do poder público, já que a maioria não tem poder aquisitivo para pagar por um tratamento particular e, segundo ela, é necessário mais investimento às necessidades dessa população.

    Sobre o Gaia

    O GAIA é uma organização privada sem fins lucrativos, fundado em 2005.

    Na ocasião, pais de jovens e adolescentes com TEA se uniram por uma causa em comum: lutar pelos direitos das pessoas com autismo.

    Com o passar dos anos, a associação foi crescendo e conseguiu também o apoio do poder público.

    Hoje, a instituição é mantida por meio de doações e o grupo atua na defesa desses indivíduos.

    Saiba mais aqui.

    O que é o TEA

    O TEA é um termo usado para se referir a um conjunto de condições que afetam o desenvolvimento do cérebro e impactam a comunicação, o comportamento social e a interação com outros indivíduos.

    É importante lembrar que ele é uma condição complexa e que cada indivíduo pode apresentar um conjunto único de sintomas. O diagnóstico pode ser feito a partir de 2 anos de idade.

    Dados do Center of Diseases Control and Prevention (CDC), dos Estados Unidos, mostram que no mundo há um caso de autismo a cada 110 pessoas.

    Logo, no Brasil, estima-se que 2 milhões de pessoas enquadram-se dentro do espectro autista, no entanto o número ainda é incerto, em que já se fala em 9 milhões.

    Acompanhe também: 

    Instagram

    Youtube

    Facebook

    Twitter

    Spotify

    Clique aqui para receber nossas notícias no WhatsApp!

    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresVale do Paraíba vai integrar Trilha dos Dinossauros para destacar espécies que viveram em SP
    Próxima Notícia PSD de São José dos Campos se muda para antigo endereço do PSDB

    Notícias Relacionadas

    Greve de servidores municipais de Taubaté entra no segundo dia

    3 de junho de 2026

    Prefeitura de São José abre processo seletivo para 12 vagas de estágio; bolsa pode passar de R$ 1 mil

    2 de junho de 2026

    Escola estadual de São José oferece cursos gratuitos de idiomas; vagas para inglês, espanhol, libras, japonês, alemão e italiano

    2 de junho de 2026
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado









    Pref SJC Pref SJC

    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    [email protected]

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    [email protected]

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    [email protected] 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.