Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Cine Santana de SJC recebe uma edição especial de sua programação cinematográfica. Nesta sexta-feira (10), às 15h e às 19h30 será transmitido o filme “As Sufragistas”.

Com Maryl Streep e Helena Bonham Carter no elenco e direção da britânica Sarah Gavron, a trama traz o início do movimento feminista e a história das mulheres pelo direito ao voto, no início do século XX. A protagonista Maud se envolve no movimento e passa a cooperar com as novas feministas, mesmo contra a vontade de sua família.
Elas resistiam à opressão de forma passiva, mas, a partir do momento em que começaram a sofrer uma crescente agressão da polícia, decidiram se rebelar publicamente. O filme trata não só sobre a falta de senso de cidadania em que as mulheres eram impostas naquela época, mas também sobre a exploração na relação trabalho e capital.
O grupo feminista realmente existiu, baseadas na luta pelo direito do sufrágio, o voto. O movimento sufragista deu início a primeira onda do feminismo, inicialmente composto apenas de mulheres burguesas e da classe média e alta, só ganhou tal força por conta do envolvimento das trabalhadoras e representantes de classes mais baixas.
O movimento retratado no filme de Maryl Streep foca nas ações realizadas na Inglaterra, que só foi aprovar o voto feminino no final da Segunda Guerra Mundial, após 1918.
A exibição de “As Sufragistas” no Cine Santana é gratuita sem a necessidade de reservar ingressos, com classificação indicativa de 14 anos.
Durante todo o mês de março, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, gestora do espaço, promoverá uma programação especial dedicada às mulheres, tudo gratuito e para todas as faixas etárias.
Acompanhe também:
Instagram | Youtube | Facebook | Twitter | Spotify
Clique aqui para receber nossas notícias no WhatsApp!