Pesquisadores do Instituto de Psiquiatira do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) desenvolveram o Projeto Jovens na Pandemia, que atende gratuitamente crianças e adolescentes com sinais de ansiedade e depressão.
A iniciativa é exclusiva para pessoas com idade entre 8 e a 17 anos e que de alguma forma passaram por dificuldades no contexto da pandemia da Covid-19.
O programa psicoterápico tem como foco auxiliar as crianças e adolescentes a lidarem de uma maneira melhor com as emoções, que podem ter piorado durante a pandemia e desencadeado tristeza, estresse e ansiedade, por exemplo.
A ação é realizada por meio de sessões online, via celular, tablet ou computador com duração de aproximadamente uma hora e meia.
Além disso, é necessário que os responsáveis acompanhem o paciente, que não pode estar fazendo uso de medicação psquiátrica.
Vale lembrar que a participação é gratuita e voluntária. Os participantes não terão a identidade revelada e as inscrições devem ser feitas no site do projeto.
A seleção será feita por meio de um sorteio.
Os pacientes terão ainda acesso a vídeos educativos com orientações para a pessoa cuidar das emoções. O conteúdo também abordará questões como criar rotina em casa e uso consciente de eletrônicos.
O estudo é coordenado pelo professor Guilherme Polanczyk, do Instituto de Psiquiatira do Hospital das Clínicas da FMUSP, e faz parte do Projeto Temático Intervenções na Primeira Infância e Trajetórias de Desenvolvimento Cognitivo, Social e Emocional, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Serviço:
Inscrições e mais informações disponíveis no site do Projeto Jovens na Pandemia
Leia também: Instituto PROA está com mais de 13 mil vagas abertas gratuitas
Acompanhe também:
Instagram | Youtube | Facebook | Twitter | Spotify
Clique aqui para receber nossas notícias no WhatsApp!