Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Curiocidades
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Esquecimento Global
      • Fora do Cabide
      • Ofício das Palavras
      • Playlist de maestro
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais


    Você está em:Início » Indicado por Bolsonaro, Campos Neto diz que trabalhará com Lula no Banco Central
    Destaque

    Indicado por Bolsonaro, Campos Neto diz que trabalhará com Lula no Banco Central

    14 de fevereiro de 2023Nenhum comentário3 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link

    O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que quer trabalhar em conjunto com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A declaração foi feita nesta segunda-feira (13), durante rara entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura.

    Campos Neto foi indicado ao cargo ainda durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). Ele ficará na função até 2024.

    Durante a entrevista, o economista garantiu que não terá atuação política e reforçou a independência do Banco Central.

    Campos Neto durante entrevista ao Roda Viva, da TV Cultura; na foto ele usa terno preto, camisa branca, gravata verde, está sentado em frente ao estúdio e a jornalista Vera Magalhães o observa ao fundo.
    Foto: Reprodução/TV Cultura

    Os jornalistas o questionaram sobre ter ido votar nas eleições de 2022 com uma blusa da Seleção Brasileira de Futebol, símbolo de apoio adotado por bolsonaristas. Em resposta, ele disse que o voto é “privado”. A pergunta foi feita por Alex Ribeiro, do Valor Econômico.

    “O voto eu acho que é um ato privado, eu não quero me alongar muito. Já tentei diferenciar aqui o que que é a vida privada e o que é a vida pública. Acho que o importante é a gente pensar nas coisas que foram feitas no Banco Central e como eu atuei com a autonomia”, disse.

    Ele também comentou sobre a alta da taxa básica de juros em 2022, que terminou o ano em 13,75%.

    “Se o Banco Central tivesse leniente, se quisesse participar politicamente, não teria subido os juros, teria até feito até uma política para estourar a inflação para frente, mas foi uma coisa que não fez”, afirmou.

    Além disso, ainda durante a entrevista ao Roda Viva, ele reforçou que é contra uma mudança nas metas de inflação. Segundo ele, uma possível alteração poderia ter o efeito contrário ao desejado sobre os juros.

    “Se mudar a meta, vai ter o efeito contrário. O mercado vai pedir um prêmio de risco maior ainda. […] Em vez de ganhar flexibilidade, vai acabar perdendo flexibilidade. Não existe ganho de credibilidade aumentando a meta”, disse.

    Clique aqui para receber nossas notícias no WhatsApp!

    Críticas vindas do PT

    Recentemente, o presidente Lula falou em rever a autonomia do Banco Central. O petista cogita reavaliá-la depois do fim do mandato de Campos Neto, previsto para 2024.

    Segundo o chefe do Executivo, a taxa de juros alta é atirbuída à autonomioa do Banco Central.

    Ainda na segunda-feira (13), o PT aprovou uma resolução que recomenda as bancadas da Câmara e do Senado a convocarem Campos Neto para explicar a taxa básica de juros. O texto ainda não prazo para ser votado.

    Entretanto, deputados aliados reconhecem a dificuldade da medida, já que precisariam de amplo apoio dos partidos.

    Agenda

    Na próxima quinta-feira (16), o Conselho Monetário Nacional (CMN) se reunirá. O encontro poderá discutir a meta de inflação que, em 2023, é de 3,25%. Para os anos seguintes, o a meta é de 3%.

    O CMN é formado pelos ministros da Fazenda, Fernando Haddad (PT); do Planejamento, Simone Tebet (MDB); e por Campos Neto.

    Sobre Campos Neto

    Antes executivo do mercado financeiro, Campos Neto foi convidado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para ficar à frente do Banco Central a partir de 2019.

    Segundo informações, a indicação teria partido de Paulo Guedes, então ministro da Economia. A intenção seria reforçar a imagem de liberal em sua passagem pela pasta.

    À frente da instituição, Campos Neto implementou projeto do Pix, em 2020. A medida vinha sendo gestada por seu antecessor, Ilan Goldfajn.

    Também está à frente do projeto do real digital, criptomoeda a ser emitida pelo Banco Central.

    Acompanhe também: 

    Instagram | Youtube | Facebook | Twitter | Spotify

    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresUnitau realiza curso internacional sobre mudanças climáticas
    Próxima Notícia Teatro Municipal de Ubatuba exibe documentário brasileiro no novo projeto “Cinema Popular”

    Notícias Relacionadas

    Senado aprova medida que dificulta aborto legal para crianças vítimas de estupro

    3 de junho de 2026

    Fim da escala 6×1: Câmara aprova PEC que reduz jornada para 40 horas semanais

    28 de maio de 2026

    Felicio Ramuth diz que Flávio Bolsonaro precisa ter ‘oportunidade’ de explicar caso Vorcaro

    23 de maio de 2026
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado

    Vinac








    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    [email protected]

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    [email protected]

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    [email protected] 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.