Tema que tem ganhado repercussão em âmbito estadual, as câmeras nos uniformes dos policiais será discutido em uma audiência do Governo de São Paulo marcada para esta quarta-feira (18). A deputada estadual Letícia Aguiar (PP), que é contra a medida, estará no evento para se posicionar.
A informação foi confirmada nesta terça-feira (17) durante entrevista ao jornalista Matheus Andrade, do Portal SP RIO+, durante um evento do Governo estadual em São José dos Campos.

Segundo a deputada joseense, as câmeras de segurança podem inibir uma vítima de denunciar um possível crime
“Eu entendo que a câmera inibe, inclusive, denúncias. Quando alguma vítima vê um policial militar na rua, ela sabe que ali tem um agente público de segurança. Então ela se sente segura de ir até ele reportar algum crime que possa estar acontecendo. Diante da câmera, ela sabe que está sendo gravada e sendo filmada. Inibe ela, porque ela pode ser perseguida pelos criminosos. Enfim, existe uma série de problemas que eu entendo que essa câmera traz mais problemas do que soluções”, explicou.
A reunião contará com a presença do secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite. No início de janeiro, ele havia dito em uma entrevista para uma rádio de Sorocaba que pretendia rever o programa, mas dias depois recuou.
Com o futuro da medida ainda incerto, Letícia Aguiar se mostrou empenhada em mostrar o seu ponto de vista.
“Vamos avaliar, junto com o secretário de segurança, quais serão os próximos passos em relação a isso”, disse.
Discussão
Assim que assumiu o cargo de secretário, Guilherme Derrite pediu um estudo sobre o tema à Fundação Getulio Vargas, além de uma pesquisa comparativa da PM sobre a efetividade das câmeras corporais no trabalho policial.
Entretanto, dias depois de sua entrevista, o secretário mudou o discurso e disse que o Governo paulista não iria rever o programa.
Durante a campanha eleitoral, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) cogitava tirar as câmeras corporais dos uniformes dos policiais. Depois de eleito, diante da repercussão negativa, recuou da proposta e disse que o Governo “vai tocar o projeto”.
Sobre Letícia Aguiar
Letícia Aguiar é deputada estadual pelo Progressistas.
Nas eleições de outubro de 2022, foi reeleita para seu segundo mandato com mais de 68 mil votos.
É natural de São José dos Campos e fundou sua campanha nos ideais bolsonaristas, apoiando a chapa do ex-presidente.
Como principais pautas, traz a defesa da vida, a valorização da polícia, a proibição do aborto e o conservadorismo.
A deputada será uma das poucas representantes do Vale do Paraíba na política estadual, ao lado somente de Dr, Elton (PSC), já que Eduardo Cury (PSDB) e Sérgio Victor (Novo) não se reelegeram.