A Prefeitura de São José dos Campos vai promover durante todo o mês ações educativas sobre o “Novembro Azul” nos shopping e parques da cidade.
O “Novembro Azul” é a época do ano destinada às ações de orientação e prevenção ao câncer de próstata. Vale lembrar que o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura da doença.

Vale lembrar que o câncer de próstata é o tumor maligno mais comum entre os homens no Brasil e no mundo e não produz sintomas na fase inicial.
Com o decorrer do tempo, com o aumento da próstata, que se localiza sob a bexiga, pode surgir dificuldade para urinar, enfraquecimento do jato urinário e aumento das micções (necessidade de urinar muitas vezes).
Câncer de próstata no Brasil
Estimam-se mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata nos anos de 2020 a 2022 em todo o país. Esse valor corresponde a um risco estimado de 63,94% para cada 100 mil pacientes na região Sudeste e de aproximadamente 18 novos casos mensais em São José dos Campos.
Além disso, os dados apontam que o risco de um homem ter câncer de próstata diagnosticado ao longo da vida é de 16%.
Para o diagnóstico precoce, basta um simples exame de sangue com a coleta de PSA (antígeno prostático específico) para os homens acima de 50 anos e, caso necessário, uma avaliação com médico urologista. Esse check-up é muito importante antes mesmo dos sintomas aparecerem.
Em São José dos Campos, esse atendimento preventivo é realizado nas 40 UBS Resolve e nas 5 USF da cidade.
Programação do “Novembro Azul” em SJC:
7/11 a 11/11 – Exposição do laço azul no Paço Municipal;
11/11 a 18/11 – Exposição do laço azul no shopping Jardim Oriente, das 10h às 22h;
20/11 – Caminhada, Prática do Lian Gong com o Núcleo de Terapias Interativas, além de ação de orientação em saúde com alunos de enfermagem e equipe do Núcleo Previna, no Parque da Cidade, das 8h às 13h;
21/11 a 25/11 – Exposição do laço azul no shopping Center Vale, das 10h às 22h;
27/11 – Ação de orientação em saúde com alunos de enfermagem e equipe do Núcleo Previna no Parque Vicentina Aranha, das 8h às 13h;
30/11 – Palestras de Conscientização sobre o câncer de próstata em parceria com a Associação Sanja +, na Câmara Municipal, das 13h às 17h;