A Prefeitura de São José dos Campos abre, nesta quarta-feira (5), as inscrições para a castração gratuita de cães e gatos no Jardim Altos de Santana, região norte da cidade.
O serviço acontece através do programa Meu Pet Feliz, com o auxílio do Castramóvel.

Ao todo, serão disponibilizadas 250 vagas: 210 para cães com até 20kg, 15 para cães com mais de 20kg e 25 para felinos (macho ou fêmea).
As inscrições são presenciais e podem ser feitas até sexta-feira (7), das 9h às 15h, e no sábado (8), das 8h às 11h no Centro Poliesportivo José Adailson Vieira Pinto, na avenida Alto do Rio Doce, Nº 809, também no Altos de Santana.
Nessas duas datas haverá a distribuição de senhas até o esgotamento das vagas. Aqueles que possuem cães com mais de 20 kg ou gatos, devem ficar atento, já que as senhas são em menor quantidade e se esgotam rapidamente.
Apesar da inscrição acontecer no bairro da região norte, moradores de outras regiões da cidade também poderão realizar o serviço.
Já os procedimentos serão realizados no domingo (9), das 8h às 18h, na Emefi Professora Vera Babo de Oliveira, na avenida Alto do Rio Doce, Nº801, Jardim Altos de Santana.
Critérios para a inscrição na Castração em SJC
Podem se inscrever quem mora obrigatoriamente em São José dos Campos e maiores de 21 anos. Na hora, é preciso apresentar cópia do RG, CPF e comprovante de endereço.
Quem tem mais de 60 anos precisa indicar um condutor com idade inferior para conduzir o animal no dia da cirurgia e ter condições físicas de carregá-lo sob efeito de anestésico no pós-operatório.
Para serem castrados, todos devem estar em boas condições de saúde, não podem estar obesos, caquéticos e nem apresentarem doenças (como doenças de pele aparentes), desgaste físico ou anemia. Fêmeas não devem estar no cio, prenhas ou amamentando no dia da cirurgia.
Poderão ser castrados cães com até 20 kg, de 6 meses a 8 anos e gatos de 4 meses a 8 anos. Cães com mais 20 kg até 40 kg, de 6 meses a 6 anos serão atendidos de acordo com a quantidade de senhas para essa categoria e capacidade de atendimento da equipe médica veterinária.
No entanto, só poderão ser castrados até 2 animais por CPF. Cada inscrito deve levar a própria garrafa de água e caneta esferográfica azul. É recomendado o uso de máscara no local.