Categoria: Cidades, Destaque

Saud nega que vai destombar patrimônios em Taubaté e pensa em QR Codes nos imóveis

Prefeito afirmou que deseja verificar a autenticidade dos bens tombados e falou da intenção de colocar QR Codes para acesso à história por trás de cada um desses locais

Gabriel Duarte/SP RIO+ • Publicado em 3/08/2022, às 8:59 • Atualizado em 4/08/22, às 10:02




O prefeito de Taubaté, José Saud (MDB), solicitou que os processos de todos os patrimônios tombados na cidade devem ser revisados por suspeitar de tombamentos realizados de forma indevida. O município conta atualmente com 46 patrimônios tombados. São 36 bens tombados no período de 1985 a 2020 (sendo 29 desses imóveis) na esfera municipal, oito na esfera estadual e mais dois na esfera federal.

“Eu soube de gente que vendeu casa na Santa Teresinha e um mês depois de vendida foi lá pedir para o conselho para tombar. É inacreditável isso. São três casos concretos que eu participei”, disse o prefeito.

Prefeito de Taubaté José Saud nos estúdios da SP RIO+ após entrevista em que esclareceu sua posição sobre patrimônios em Taubaté tombados.

(Foto: Matheus Andrade/SP RIO+)

Em entrevista à SP RIO+ nesta terça-feira (2), Saud explicou que marcou uma reunião nesta quinta-feira (4) com o Conselho Municipal de Preservação
do Patrimônio Histórico, Artístico, Urbanístico, Arqueológico e Arquitetônico para esclarecer os rumores de que “havia mandado destombar tudo”.

Ele afirmou que, na verdade, deseja entender qual a história de cada um dos imóveis tombados na cidade e verificar a autenticidade desses tombamentos. Além disso, o prefeito demonstrou a intenção de criar mecanismos para expor à população e visitantes qual o passado de cada um dos patrimônios tombados em Taubaté, de maneira acessível.

“Eu quero saber o que eu posso fazer com esses imóveis, eu quero saber qual é a história dele. Eu quero colocar um QR code em cada um dos prédios históricos ao ponto de você chegar com o seu celular, bater e falar assim ‘qual é a história dessa casa?’, ‘quem passou por aí’?”.

Por decreto, o prefeito pode revogar um tombamento municipal. No entanto, para edifícios tombados por outras esferas, é necessário o aval dos respectivos órgãos. Alguns exemplos de imóveis tombados pelo próprio município de Taubaté são o Edifício Urupês, a Igreja do Rosário e o Colégio do Bom Conselho.

A revisão dos processos de tombamento foi inicialmente solicitada por Saud em março de 2021. Na época, o prefeito pediu que o trabalho fosse concluído em 180 dias. Em maio do ano passado, o processo foi submetido pela primeira vez ao Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Urbanístico, Arqueológico e Arquitetônico, que alegou não ter corpo técnico e sugeriu apoio do NPPC (Núcleo de Preservação e Restauro do Patrimônio Histórico e Cultural) da Unitau (Universidade de Taubaté).

Leia mais: Lei que permite a livre denominação de ruas em loteamentos é aprovada em Taubaté



Acompanhe nossas notícias de forma mais rápida em seu celular pelo Google News. Clique aqui e siga a SP Rio +.


Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas noticias
Cidades

Fortes ventos causam queda de árvore em Campos do Jordão

Os fortes ventos, que atingem as cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba nesta quarta-feira (10), causaram a queda …

4 horas atrás
Cidades, Mais Destaques

Obra dos Contornos da Tamoios está 80% finalizada, diz secretário de transporte

O secretário de transporte de São Paulo, João Octaviano Neto, informou que a obra dos Contornos da Tamoios está bem …

6 horas atrás
Cidades

Aberta as inscrições da corrida de rua do distrito de Eugênio de Melo

A Prefeitura de São José dos Campos abriu, nesta quarta-feira (10), as inscrições para a corrida de rua do distrito …

6 horas atrás
Esporte, Linha de Frente

Camisa do EC Taubaté: conheça as 10 mais bonitas

A Camisa do EC Taubaté é a mais tradicional do Vale do Paraíba devido a sua faixa transversal azul ou …

8 horas atrás
Cidades

Porto de São Sebastião está com as operações suspensas

O Porto de São Sebastião está com as operações suspensas devido a um pedido do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio …

10 horas atrás
Economia

Embraer fecha parceria com VOAR para atendimentos no aeroporto de Congonhas

A Embraer anunciou, na manhã desta quarta-feira (10), que fechou uma parceria com a VOAR Aviation para oferecer atendimentos não-programados …

11 horas atrás
Esporte

EC Taubaté e São José EC estreiam hoje no Campeonato Paulista Feminino 2022

Novo início! AD Taubaté e São José EC realizam, nesta quarta-feira (10), as suas estreias no Campeonato Paulista Feminino 2022.
Buscando …

12 horas atrás
Branded

ZKitchen SJC: cozinha compartilhada é tendência no Brasil; conheça

Tendência em diversas partes do Brasil, o conceito de cozinha compartilhada chegou em São José dos Campos. A ZKitchen, inaugurada …

1 dia atrás
Cidades, Mais Destaques

Defesa Civil emite alerta de baixas temperaturas no Vale do Paraíba

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para as baixas temperaturas na Região Metropolitana do Vale …

1 dia atrás
Cidades, Destaque

Governo de SP entrega hoje três estradas recuperadas e modernizadas no Vale

O Governo do estado de São Paulo vai entregar, nesta quarta-feira (10), três estradas recuperadas e modernizadas pelo DER (Departamento de …

1 dia atrás