Categoria: Cultura, Mais Destaques

Poesia em São José: 40 anos de contribuição literária do Poeta Moraes

Neste episódio do Talk+, a conversa com o professor, escritor e jornalista Poeta Moraes, transcorreu sobre sua história e suas contribuições para que o joseense se aproxime cada vez mais da poesia. 

Redação SPRIO+ • Publicado em 31/07/2022, às 9:00 • Atualizado em 30/07/22, às 17:26




Com 40 anos de intervenção poética e literária em São José dos Campos, José Moraes Barbosa, mais conhecido como Poeta Moraes, é uma grande figura joseense. No último dia 7 de julho, ele foi homenageado pela Academia Joseense de Letras pelos anos de contribuição à poesia através do projeto “O Panfletário”. Por isso, poesia em São José dos Campos foi o assunto de mais uma conversa do podcast da SP RIO+, o Talk +.

Através de “O Panfletário”, Moraes teve sua grande ação de intervenção poética urbana na cidade do Vale do Paraíba. Neste episódio a conversa com o professor, escritor e ambientalista transcorreu sobre sua história e suas contribuições para que o joseense se aproxime cada vez mais da poesia.

 

O Panfletário

Obras de Poeta Moraes

São mais de 10 obras publicadas durante sua carreira de 40 anos – Foto: Reprodução/Redes Sociais

 

“O Panfletário” surgiu em 1981. O panfleto era entregue em escolas, praças públicas, portas de igrejas e todos os lugares que Poeta Moraes sabia que os poemas poderiam ser bem recebidos.

“As pessoas pegavam e eu dizia o seguinte: se você não gostar, passe para uma outra pessoa, mas não jogue fora. E era raro as pessoas pegarem e jogarem fora. Em via de regra, há muito preconceito com as pessoas de um modo geral em respeito a poesia.”, disse Moraes.

Leia mais: Poeta Moraes recebe homenagem da Academia Joseense de Letras

Além desse projeto, Poeta Moraes lançou diversas obras durante sua extensa carreira. São eles: “Canção Para Uma Estrela”, “Andaime”, “Caleidoscópio”, “Cosmorama”, “Poemas Viscerais” e a trilogia “O Panfletário – Fragmentos Urbanos”, “Poemas Rarefeitos” e “Poemas do Subsolo”.

Além disso, também publicou os livros de bolso “Poemas Discursivos e Uma Confidência” e “Poemas Microfísicos”. São 10 livros ao todo, cada um deles com sua essência e peculiaridade.

“Meu grande sonho é ver estampado nos outdoors da cidade, ou mesmo nos busdoors, poemas ou fragmentos. Preencher essas lacunas urbanas. Eu acho que a Fundação Cultural Cassiano Ricardo poderia tomar essa iniciativa. Lançar um concurso, reunir poemas dos melhores poetas da cidade e preencher a cidade com essas mensagens poéticas.”, confessou Moraes, que muito fala sobre os espaços urbanos e como deveriam ser aproveitados para disseminar a cultura da poesia e do lírico.

 

Poeta Moraes e sua história 

Sempre com o apoio da mãe, José Moraes Barbosa sempre foi poeta. O crescente encantamento pelo uso das palavras de forma poética veio através dos concursos de poesia da escola, quando seu envolvimento na literatura cresceu mais ainda.

Ao entrar no ensino médio, leu “O Sentimento do Mundo” de Carlos Drummond de Andrade, 1940. Teve contato com a poesia concreta, com as novas formas do poético. Como Cassiano Ricardo, poeta joseense, Moraes, também joseense, se encantou pela poesia concreta, cheia das suas diferentes formas, sentidos e interpretações.

Em 1981, participava do movimento “Canto da Cultura”, que realizava suas intervenções na Praça Afonso Pena, no centro de São José. Todos os sábados de manhã, Moraes se reunia com outros poetas da cidade para realizar leituras às pessoas que passavam por ali. A atmosfera era de um grande encontro cultural, onde também contava com a presença de músicos e outras figuras artísticas.

Com 19 anos, queria aproximar a poesia do público. Foi ai que nasceu ‘O Panfletário”.

 



Acompanhe nossas notícias de forma mais rápida em seu celular pelo Google News. Clique aqui e siga a SP Rio +.


Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas noticias
Cidades

Loa 2023 de São José dos Campos começa a ser discutida hoje

Começa a ser discutida nesta terça-feira (16) a série de sete audiências públicas para a elaboração da Loa 2023 de …

15 horas atrás
Esporte

São José Wrestling conquista 27 medalhas nacionais neste final de semana

A equipe São José Wrestling conquistou mais de 27 medalhas nas quatro competições da modalidade disputadas em Brasília, neste final …

20 horas atrás
Colunas, Economia, Mais Destaques

Brasil terá moeda digital própria a partir de 2023, entenda a novidade

Os cheques desapareceram há anos, são poucos os que andam com dinheiro vivo atualmente e até mesmo os cartões de …

20 horas atrás
Esporte, Mais Destaques

Novo presidente do EC Taubaté toma posse

Uma nova história começa a ser escrita! Hélio Marcondes Neto tomou posse na noite desta segunda-feira (15) como novo presidente …

22 horas atrás
Destaque, Economia

Gasolina da Petrobras vai ficar R$ 0,18 mais barata no Vale do Paraíba

A gasolina vai ficar R$ 0,18 mais barato nas distribuidoras da Petrobras, a partir desta terça-feira (16). O reajuste foi …

2 dias atrás
Cidades, Mais Destaques

Emissão on-line dos carnês do ISS de Caraguatatuba começam hoje

Começou a ser emitido de forma on-line, nesta segunda-feira (15), os carnês de ISS (Imposto Sobre Serviços) Fixo e das …

2 dias atrás
Cidades, Mais Destaques

Inicio da cobrança da taxa ambiental em Ubatuba é adiada pela terceira vez

Foi adiado pela terceira vez o início da cobrança da taxa ambiental em Ubatuba. A taxa iria ser obrigatória a …

2 dias atrás
Esporte, Linha de Frente

Os patrocínios que marcaram o futebol brasileiro

‘A propaganda é alma do negócio’. Para o futebol, essa frase tem um significado muito mais do que de vendas, …

3 dias atrás
Cidades, Colunas, Mais Destaques

Cafés em SJC que você precisa conhecer

São José dos Campos possui ótimas opções gastronômicas, com lugares perfeitos para todos os gostos e ocasiões. Restaurantes, bares, pubs …

3 dias atrás
Cidades

ONG Chico Pata de Taubaté realiza feira de adoção de animais neste sábado

A ONG Chico Pata, de Taubaté, irá realizar neste sábado (13) uma feira de adoção de cães e gatos abrigados …

4 dias atrás