Categoria: Saúde

Junho Laranja: hematologista explica a importância do diagnóstico precoce da anemia e leucemia

Em entrevista à SP RIO+, dr. Nathália Teixeira também comentou sobre o papel fundamental da doação de sangue salvando vidas dos pacientes com câncer hematológico

Redação SPRIO+ • Publicado em 22/06/2022, às 16:48 • Atualizado em 22/06/22, às 21:11




Leucemia mielogênica aguda

Foto: Unsplash

A campanha ‘Junho Laranja’ foi criada para alertar a população sobre duas doenças importantes que envolvem o sangue: a anemia e a leucemia, o câncer no sangue.

A leucemia tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea – onde o sangue é fabricado -, que acabam substituindo as células normais. Trata-se do tipo de câncer mais comum da infância, mas que também ocorre em adultos.  Já a anemia é caracterizada pela redução de hemoglobina no sangue, substância que carrega o oxigênio para todas as células do corpo.

Para ambas as doenças, o diagnóstico precoce eleva as chances de controle da saúde do paciente, evita complicações e aumenta as possibilidades de cura.

“Se eu pensar propriamente na leucemia, se eu pegar um diagnóstico precoce eu vou pegar um paciente com menos plaqueta baixa, um paciente com menos anemia, paciente que às vezes tem um número de células de defesa aumentadíssimo. Cheguei (a ver) pacientes com até 250 mil células de defesa, sendo que o normal é você ter até 10 mil. Mas elas não funcionam”, explicou a hematologista Nathália Teixeira em entrevista à SP RIO+.

A médica ainda ressaltou a importância de ter uma alimentação equilibrada e o consumo de ferro para evitar quadros de anemia. Segundo Nathália, existem tanto alimentos que são aliados na absorção de ferro quanto outros que sabotam o processo.

A vitamina C, do comprimido efervescente ao suco de laranja, ajuda na ingestão do ferro pelo organismo. Por outro lado, alimentos ricos em cálcio e a cafeína, por exemplo, são alguns dos que atrapalham essa absorção.

Leucemia

A leucemia tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea – onde o sangue é fabricado -, que substituem as células normais do sangue. Trata-se do tipo de câncer mais comum da infância, mas que também ocorre em adultos.

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), 10.810 novos casos de leucemia serão diagnosticados no Brasil este ano.

Existem vários tipos leucemia, classificadas com base em seu desenvolvimento (agudas ou crônicas) e de acordo com o tipo celular afetado (linfoides ou mieloides). Os pacientes com leucemias crônicas, de crescimento lento, geralmente não apresentam sintomas abruptos.

Já os pacientes com leucemias agudas (de crescimento rápido) geralmente apresentam sintomas que se agravam em um curto intervalo de tempo.

Os principais sintomas da leucemia são anemia, baixa imunidade, sangramentos, manchas roxas na pele, gânglios inchados, geralmente indolores, principalmente no pescoço e nas axilas, febre e suores noturnos, perda de peso sem motivo aparente, desconforto abdominal, aumento do volume do abdômen e dores nos ossos e nas articulações.

Anemia 

Considerada um problema de saúde pública, a anemia acomete cerca de 30% da população do planeta (cerca de 2,2 bilhões de pessoas), de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A anemia mais frequente deve-se à deficiência de ferro (anemia ferropriva), que corresponde a cerca de 90% dos casos. Os mais afetados são mulheres em idade fértil, gestantes, idosos, crianças e adolescentes em fase de crescimento, além de pessoas que fizeram cirurgia de redução de estômago.

Junho Vermelho

Junho também é o mês de incentivo de conscientização sobre doação de sangue, incentivada através da campanha ‘Junho Vermelho’, criada pelo Ministério da Saúde para estimular o espírito solidário nas pessoas, mostrando que doar sangue é um ato de amor.

Os pacientes com câncer hematológico, entre eles aqueles que têm leucemia aguda, estão entre os que mais necessitam de transfusões. Dessa forma, a doação de sangue se mostra um ato essencial para salvar a vida dessas pessoas.

“Não tem como pensar no tratamento de uma leucemia se não tiver a doação de sangue. A gente tem que pensar que a doação de sangue é um ato voluntário onde você, sem ganhar nada por isso, tira um pedacinho do seu dia para ir para ir em um banco de sangue, ter uma agulha que não é fininha furando o seu braço e tirando aí, em torno de 470ml de sangue, para ajudar alguém que você não conhece”.

Entre os requisitos para ser um doador de sangue estão a idade, entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar saudável, não estar em jejum, mas evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação e ter repousado no mínimo três horas.

Assista a entrevista completa com a dr. Nathália Teixeira



Acompanhe nossas notícias de forma mais rápida em seu celular pelo Google News. Clique aqui e siga a SP Rio +.


Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas noticias
Cidades, Destaque

VÍDEO: Balão cai em fiação elétrica em Caçapava neste domingo (3)

Foto: Polícia Ambiental/Divulgação
Um balão caiu sob a fiação elétrica e em alguns imóveis na região central de Caçapava hoje (3). …

6 horas atrás
Cidades

Conselho da Juventude recebe inscrições a partir de segunda

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
O Conselho Municipal de Juventude, da Prefeitura de São José dos Campos, vai abrir inscrições para a eleição …

7 horas atrás
Esporte

‘Basketball Camp’ em Jacareí vai contar com a presença de ex-atletas e profissionais

Danilo Castro é um dos nomes confirmados / Foto: Divulgação
Começa nesta segunda-feira (4), em Jacareí, o primeiro ‘Basketball Camp’, em …

8 horas atrás
Esporte

Joseense e Manthiqueira iniciam jornada na segunda fase do Campeonato Paulista da Quarta Divisão

Foto: Bruno Motta
Agora, começa mais uma decisão! Atlético Joseense e Manthiqueira iniciam neste final de semana as suas jornadas na …

1 dia atrás
Cidades, Destaque

Vale do Paraíba terá aumento da temperatura e clima estável no final de semana

Foto: Gabriel Duarte/SP RIO+
O final de semana no Vale do Paraíba terá um aumento da temperatura e clima estável, sem …

2 dias atrás
Economia

Fusões de empresas fazem ações dispararem na Bolsa; especialista explica por quê

Foto: Freepik
A rede de laboratórios Fleury e Hermes Pardini acertaram nesta quinta-feira (30) a combinação dos negócios. O segmento é …

2 dias atrás
Esporte

FIFA anuncia uso de tecnologia semiautomática de impedimento na Copa do Mundo do Catar 2022

Foto: Reprodução Twitter/FIFA Media
A FIFA, entidade máxima do futebol mundial, anunciou nesta sexta-feira (1°) que a tecnologia semiautomática de impedimento …

2 dias atrás
Cidades, Mais Destaques

Bairro Rio Comprido poderá ser finalmente regularizado em Jacareí

Vista aérea do bairro – Foto: Divulgação/PMJ
O prefeito de Jacareí, Izaias Santana (PSDB), assinou, nesta quinta-feira (30), a planta oficial …

2 dias atrás
Cidades

Praças e áreas verdes da zona norte de São José dos Campos recebem revitalização

Foto: Prefeitura Municipal de São José dos Campos
A região norte de São José dos Campos está recebendo manutenção em praças …

2 dias atrás
Esporte

São José Basketball renova contrato do armador Arthur Pecos

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Pensando na temporada 2022/2023, a diretoria do São José Basketball anunciou nesta quinta-feira (30) a renovação do contrato do …

2 dias atrás