Foi divulgada a programação da 52ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão, que acontece entre os dias 2 e 31 de julho. O evento promete muita cultura para o público e espetáculos de instrumentistas de todo o mundo.
Serão ao todo 84 concertos, sendo a grande maioria deles gratuitos, em quatro locais espalhados por Campos do Jordão: o tradicional Auditório Claudio Santoro, no Parque Felicia Leirner (apresentações de sexta a domingo); o recém-inaugurado Parque Capivari (sábados e domingos); o Palácio Boa Vista, com concertos na Capela de São Pedro e em um palco externo (sábados e domingos); e a histórica Igreja de Santa Teresinha, no Centro da cidade (às sextas-feiras).
A Sala São Paulo, na capital paulista, também terá uma agenda diária de apresentações, divididas entre a Sala de Concertos e a Sala do Coro, e com ênfase em apresentações de artistas do festival.
Toda a programação do festival tem inspiração direta na comemoração dos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, completados no último mês de fevereiro. O tema deste ano é ‘Modernos Eternos’, expressão inspirada no início do poema Eterno, do livro Fazendeiro do Ar (1954), do poeta Carlos Drummond de Andrade.
A programação artística durante os dias de evento contará com concertos de orquestras vindas de todo o país, como a Orquestra Filarmônica de Goiás e a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, e apresentações com a participação de grandes nomes da música erudita, dentre eles o pianista canadense Jan Lisiecki e o violonista brasileiro Yamandu Costa.
Ver essa foto no Instagram
No lado educacional, o festival receberá 142 alunos e 52 professores, que participarão diversas horas de aula ao longo de quase um mês de atividades. Estão programadas seis masterclasses com dois professores de destaque no cenário musical internacional: o violoncelista Leonard Elschenbroich e o pianista Alexei Grynyuk (que também realizam um recital no Festival, no dia 29).
A Orquestra do evento, formada por alunos e professores, se apresentará sob a regência do brasileiro radicado nos Estados Unidos Marcelo Lehninger, do turco Çem Mansur e do inglês Neil Thomson, que desde 2014 é regente titular e diretor artístico da Orquestra Filarmônica de Goiás. Haverá também a entrega do tradicional Prêmio Eleazar de Carvalho, cujo nome homenageia o maestro criador do Festival e que premiará o músico de maior destaque do evento.
A programação completa pode ser acessada no site do festival.
Leia mais: Romantismo de Campos do Jordão atrai turistas para o Dia dos Namorados
Foto: Polícia Ambiental/Divulgação
Um balão caiu sob a fiação elétrica e em alguns imóveis na região central de Caçapava hoje (3). …
Foto: Claudio Vieira/PMSJC
O Conselho Municipal de Juventude, da Prefeitura de São José dos Campos, vai abrir inscrições para a eleição …
Danilo Castro é um dos nomes confirmados / Foto: Divulgação
Começa nesta segunda-feira (4), em Jacareí, o primeiro ‘Basketball Camp’, em …
Foto: Bruno Motta
Agora, começa mais uma decisão! Atlético Joseense e Manthiqueira iniciam neste final de semana as suas jornadas na …
Foto: Gabriel Duarte/SP RIO+
O final de semana no Vale do Paraíba terá um aumento da temperatura e clima estável, sem …
Foto: Freepik
A rede de laboratórios Fleury e Hermes Pardini acertaram nesta quinta-feira (30) a combinação dos negócios. O segmento é …
Foto: Reprodução Twitter/FIFA Media
A FIFA, entidade máxima do futebol mundial, anunciou nesta sexta-feira (1°) que a tecnologia semiautomática de impedimento …
Vista aérea do bairro – Foto: Divulgação/PMJ
O prefeito de Jacareí, Izaias Santana (PSDB), assinou, nesta quinta-feira (30), a planta oficial …
Foto: Prefeitura Municipal de São José dos Campos
A região norte de São José dos Campos está recebendo manutenção em praças …
Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Pensando na temporada 2022/2023, a diretoria do São José Basketball anunciou nesta quinta-feira (30) a renovação do contrato do …