Os cães fazem parte da família, dividem os sofás conosco, mas é preciso saber que nem sempre alimentos de gente são saudáveis para os cachorros.
Petiscos gordurosos como pedaços de pizza, de queijos, de alimentos embutidos e pão com manteiga podem desencadear nos cães a inflamação aguda do pâncreas, chamada de pancreatite. Neste caso, surge o desespero pois o pet começa a vomitar e a ter dores fortes abdominais. É preciso levar ao hospital veterinário.
Apesar de ser um órgão pequeno, escondido, o pâncreas tem importância enorme: produz desde hormônios como a insulina (que se faltar, leva à diabetes) até as enzimas digestivas, como amilase e lipase, lançadas no intestino.
“O pâncreas é um órgão que a gente esquece que existe, e quando sabe de sua existência é porque há um problema grave a ser resolvido”, diz o professor e médico veterinário, Ricardo Duarte, que cuida de inúmeras doenças do sistema digestivo de pets em São Paulo. “Sempre que falamos de pâncreas há o risco de óbito.”
Os tratamentos são complexos e exigem internação em hospitais. Exames para avaliar triglicérides (moléculas de gordura) e colesterol no sangue são obrigatórios.
As raças Yorkshire Terrier, Schnauzer e Cocker Spaniel têm predisposição para o quadro agudo da doença.
Superada a crise, o cão deverá se alimentar de ração gastrointestinal low fat (baixa gordura), que é produzida por por grandes empresas do mercado pet e vem sendo recomendada como forma de manter o animal saudável e menos propenso a novas crises.
A lição que fica é uma só. Na hora dos petiscos dos caninos é bom ser vegetariano: brócolis e cenoura cozidos!! Eles adoram e só faz bem!
Quer ficar atualizado sobre as notícias da região?
Entre no nosso grupo do WhatsApp!
(Créditos: Divulgação/PMT)
A cidade de Taubaté iniciou neste sábado (10) uma nova fase no sistema de transporte coletivo com a entrada …
1 dia atrás(Créditos: Claudio Vieira/PMSJC)
A Prefeitura de São José dos Campos aplicou 1.624 doses de vacinas durante o Dia D de imunização …
1 dia atrás(Créditos: Claudio Vieira/PMSJC)
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de São José dos Campos disponibiliza, nesta segunda-feira (12), um total …
1 dia atrás(Créditos: Divulgação/Corpo de Bombeiros)
Um incêndio atingiu a área externa de um imóvel na tarde deste sábado (10), na Avenida José …
2 dias atrás(Créditos: Reprodução/@gabrielmedina)
Gabriel Medina emocionou fãs e seguidores ao compartilhar neste sábado (10) um vídeo mostrando seu retorno ao surfe após …
2 dias atrás(Créditos: Beatriz Ryder/World Surf League)
O brasileiro Filipe Toledo, natural de Ubatuba, protagonizou uma final memorável na madrugada deste sábado (10) …
2 dias atrásGabriel Medina pode voltar à WSL ainda nesta temporada, na etapa de Taiti (Créditos: Thiago Diz/WSL)
Quatro meses após uma cirurgia …
3 dias atrásDia De de vacinação contra gripe acontece em São José e Jacareí no Vale (Crédito: Divulgação/ Governo de SP)
Postos de …
3 dias atrásFilipe Toledo fez um aéreo e conquistou a vaga nas quartas da WSL (Créditos: Andrew Shield/World Surf League)
Filipe Toledo, surfista …
3 dias atrás(Créditos: Vinac)
Para declarar um consórcio no Imposto de Renda, você deve acessar a ficha de “Bens e Direitos” no programa …
4 dias atrás