12 de maio de 2025
São José dos Campos 21° C
Tempo nublado
Dollar R$ 5,690
12/05
SJC 21° C
R$ 5,690



Animais Ok

Pancreatite, um risco para os cães

As raças Yorkshire Terrier, Schnauzer e Cocker Spaniel têm predisposição para o quadro agudo da doença

Redação spriomais • 21/05/2022, às 10:30

Os cães fazem parte da família, dividem os sofás conosco, mas é preciso saber que nem sempre alimentos de gente são saudáveis para os cachorros.

Petiscos gordurosos como pedaços de pizza, de queijos, de alimentos embutidos e pão com manteiga podem desencadear nos cães a inflamação aguda do pâncreas, chamada de pancreatite. Neste caso, surge o desespero pois o pet começa a vomitar e a ter dores fortes abdominais. É preciso levar ao hospital veterinário.

Apesar de ser um órgão pequeno, escondido, o pâncreas tem importância enorme: produz desde hormônios como a insulina (que se faltar, leva à diabetes) até as enzimas digestivas, como amilase e lipase, lançadas no intestino.

“O pâncreas é um órgão que a gente esquece que existe, e quando sabe de sua existência é porque há um problema grave a ser resolvido”, diz o professor e médico veterinário, Ricardo Duarte, que cuida de inúmeras doenças do sistema digestivo de pets em São Paulo. “Sempre que falamos de pâncreas há o risco de óbito.”

Os tratamentos são complexos e exigem internação em hospitais. Exames para avaliar triglicérides (moléculas de gordura) e colesterol no sangue são obrigatórios.

As raças Yorkshire Terrier, Schnauzer e Cocker Spaniel têm predisposição para o quadro agudo da doença.

Superada a crise, o cão deverá se alimentar de ração gastrointestinal low fat (baixa gordura), que é produzida por por grandes empresas do mercado pet e vem sendo recomendada como forma de manter o animal saudável e menos propenso a novas crises.

A lição que fica é uma só. Na hora dos petiscos dos caninos é bom ser vegetariano: brócolis e cenoura cozidos!! Eles adoram e só faz bem!



* A opinião dos nossos colunistas não reflete necessariamente a visão do portal spriomais.

Ricardo Osman

Ricardo Osman

Nascido no Rio de Janeiro, Ricardo é formado em Comunicação Social pela UFRJ e em Medicina Veterinária pela FMU, em São Paulo. Autor de livro sobre uma vira-lata (Estrela e o Quarteto Mágico), também mestre em Saúde e Bem-Estar Animal.



Acompanhe nossas notícias de forma mais rápida em seu celular pelo Google News. Clique aqui e siga a spriomais.


QR Code do Grupo de Noticias spriomais

Quer ficar atualizado sobre as notícias da região?
Entre no nosso grupo do WhatsApp!

Entrar no grupo



Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da spriomais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Publicidade















+ noticias

Cidades

Taubaté inaugura nova estação de ônibus no Cecap e amplia oferta de transporte público

(Créditos: Divulgação/PMT)

A cidade de Taubaté iniciou neste sábado (10) uma nova fase no sistema de transporte coletivo com a entrada …

1 dia atrás
Cidades

Com apenas 23% do público vacinado, Dia D aplica mais de mil doses contra a gripe em São José

(Créditos: Claudio Vieira/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos aplicou 1.624 doses de vacinas durante o Dia D de imunização …

1 dia atrás
Cidades

PAT de São José dos Campos oferece 476 vagas de emprego nesta segunda-feira (12)

(Créditos: Claudio Vieira/PMSJC)

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de São José dos Campos disponibiliza, nesta segunda-feira (12), um total …

1 dia atrás
Cidades

Bombeiros controlam incêndio que atingiu área externa de imóvel no Porto Novo, em Caraguá

(Créditos: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Um incêndio atingiu a área externa de um imóvel na tarde deste sábado (10), na Avenida José …

2 dias atrás
Esporte

Medina posta vídeo da primeira sessão de surfe após lesão: ‘Muito feliz’

(Créditos: Reprodução/@gabrielmedina)

Gabriel Medina emocionou fãs e seguidores ao compartilhar neste sábado (10) um vídeo mostrando seu retorno ao surfe após …

2 dias atrás
Esporte

Filipe Toledo vence rival histórico e é campeão da etapa de Burleigh Heads na WSL

(Créditos: Beatriz Ryder/World Surf League)

O brasileiro Filipe Toledo, natural de Ubatuba, protagonizou uma final memorável na madrugada deste sábado (10) …

2 dias atrás
Esporte

Gabriel Medina retorna às ondas após cirurgia e mira competição no Taiti

Gabriel Medina pode voltar à WSL ainda nesta temporada, na etapa de Taiti (Créditos: Thiago Diz/WSL)

Quatro meses após uma cirurgia …

3 dias atrás
Cidades

Postos de saúde abrem para Dia D de vacinação contra gripe neste sábado (10)

Dia De de vacinação contra gripe acontece em São José e Jacareí no Vale (Crédito: Divulgação/ Governo de SP)

Postos de …

3 dias atrás
Esporte

Filipe Toledo voa para as quartas da WSL na Austrália e enfrenta Yago Dora

Filipe Toledo fez um aéreo e conquistou a vaga nas quartas da WSL (Créditos: Andrew Shield/World Surf League)

Filipe Toledo, surfista …

3 dias atrás
Branded, Geral

Como declarar consórcio no imposto de renda?

(Créditos: Vinac)

Para declarar um consórcio no Imposto de Renda, você deve acessar a ficha de “Bens e Direitos” no programa …

4 dias atrás
SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados