Foto: Divulgação/SSP
O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), anunciou nesta segunda-feira (25) o novo comando das polícias do Estado.
Para o Comando Geral da Polícia Militar assume o coronel Ronaldo Miguel Vieira, que estava no Comando do Batalhão de Choque. Já o novo Delegado-Geral da Polícia Civil será Osvaldo Nico Gonçalves, que até então, era responsável pelo DOPE (Departamento de Operações Policiais Estratégicas).
O governador destacou que os novos comandantes vêm de tropas especiais e operacionais das polícias. Garcia anunciou que pretende anunciar, nas próximas semanas, o início de uma série de medidas de combate à criminalidade já com o novo comando das polícias à frente das operações.
Ronaldo Miguel Vieira, de 51 anos, ingressou na PM em 1989 e foi promovido a coronel em 2019. Esteve à frente dos comandos de Policiamento de Área Metropolitano-1, Casa Militar, Regimento de Polícia Montada 9 de Julho e de cinco batalhões. Ronaldo a Divisão Operacional do Comando de Policiamento de Choque e atuou como comandante de Companhia Territorial e do Policiamento de Área.
Já Osvaldo Nico Gonçalves, de 65 anos, ocupava o cargo de diretor do DOPE. Ele ingressou na Polícia Civil em 1979, como investigador. Mas foi como delegado que se destacou pela experiência na rua no combate à criminalidade.
Nico é fundador do primeiro Grupo de Operações Especiais (GOE). Chefiou ainda as equipes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), do Grupo Armado de Repressão a Roubos (GARRA), do Grupo Especial de Resgate – GER (DEIC), unidade especializada na soltura e livramento de reféns, e foi delegado de polícia na Capital, estando à frente de grandes eventos, como a visita do Papa em 2007 e a Copa do Mundo de 2014. Nico assumiu o comando do DOPE em 2019.