Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Curiocidades
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Esquecimento Global
      • Fora do Cabide
      • Ofício das Palavras
      • Playlist de maestro
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais


    Você está em:Início » Gatos podem ter “sete vidas”, mas o sistema urinário é apenas um!
    Animais Ok

    Gatos podem ter “sete vidas”, mas o sistema urinário é apenas um!

    7 de abril de 2022Nenhum comentário2 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link

    Foto: Freepik

    O ditado popular diz que os gatos têm sete vidas. Os bichanos são guerreiros, escondem as dores, caem de pé e sacodem a poeira! Mas com certeza eles só têm um sistema urinário, e é preciso cuidar bem dele!

    Atualmente, uma das principais razões dos atendimentos de gatos em clínicas e hospitais veterinários são os problemas urinários. Para ser preciso, os problemas do trato urinário inferior dos felinos (a bexiga e a uretra, o canal que leva o xixi para fora).

    As enfermidades mais comuns são as cistites (infecções) e a formação de cálculos na bexiga, que provocam dores e sangramentos quando estes são empurrados pela urina para o canal da uretra.

    Mesmo com sete vidas, o problema é desesperador. Fazer xixi vira um inferno, e isso quando ainda é possível urinar, pois a enfermidade pode acarretar uma obstrução no sistema urinário.

    O pouco consumo de água é uma causa comum, sobretudo em animais obesos. Os gatos domésticos vêm de regiões desérticas e frias, e nestas condições se adaptaram a beber pouca água. Antigamente, porém, a alimentação vinha da caça de roedores e aves, nutrição bastante úmida.

    Hoje em dia, os tutores precisam estar atentos ao consumo de água porque a base da alimentação é formada por rações secas, e o clima no Brasil é tropical e subtropical.

    A falta de hidratação adequada impede a correta diluição de minerais na bexiga e favorece o surgimento dos cálculos. O xixi em abundância também limpa o canal uretral.

    Por isso, você deve estimular o consumo de água de seu bichano, um dos recursos são as fontes de água, disponíveis em petshop, e outro é o de abrir a torneira do banheiro para ele tomar a água corrente. O sachê (alimento úmido) deve também ser incorporado à alimentação.

    Mas por que os gatos gostam de beber água da torneira ou de fontes?

    Quem tem sete vidas, de bobo não tem nada. A água corrente é limpa, ao contrário da água parada ou empoçada da natureza. O gato sabe disso, tem a informação no seu DNA: prefere alimentos frescos e água em movimento, para não ter dor de barriga!

    * A opinião dos nossos colunistas não reflete necessariamente a visão do portal spriomais.

    Ricardo Osman

    Ricardo Osman

    Nascido no Rio de Janeiro, Ricardo é formado em Comunicação Social pela UFRJ e em Medicina Veterinária pela FMU, em São Paulo. Autor de livro sobre uma vira-lata (Estrela e o Quarteto Mágico), também mestre em Saúde e Bem-Estar Animal.
    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresSantOnofre será reinaugurado nesta quinta-feira (7) em São José dos Campos
    Próxima Notícia Deputada joseense Letícia Aguiar se torna presidente do movimento feminino do Progressistas no estado

    Notícias Relacionadas

    Na Copa, a festa pode estressar seu pet

    8 de junho de 2026

    Um novo herói das focas do Havaí

    13 de maio de 2026

    Fim do paladar cruel obtido com os patos!

    1 de maio de 2026
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado

    Vicentina Aranha




    Unitau



    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    [email protected]

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    [email protected]

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    [email protected] 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.