Foto: Divulgação/PMI
Ilhabela é a primeira cidade do Brasil a receber o Ocean Warrior, um dos dez navios da Sea Shepherd, organização internacional de defesa pela conservação marinha e com a maior frota privada de navios do mundo. O navio ficará estacionado no arquipélago durante um mês.
De acordo com Nathalie Gil, diretora executiva da Sea Shepherd Brasil, esta será uma oportunidade para que os brasileiros conheçam o trabalho desenvolvido por meio do navio, que atua em alto mar com expedições junto a autoridades governamentais e intergovernamentais de diversos países.
Entre as ações realizadas estão: fiscalização de pesca ilegal; denúncia de pesca predatória; matança de baleias e golfinhos por bycatch, ou seja, capturados acidentalmente durante a pesca; entre outras atividades de proteção aos oceanos.
Em Ilhabela, o Ocean Warrior estará disponível para visitas de educação e conscientização, entre os dias 16 e 20 de março e de 25 a 27 de março, na Vila. Na manhã desta quarta-feira (16), o prefeito Toninho Colucci (PL) e autoridades políticas da cidade darão as boas-vindas à tripulação do navio. Nos dias 21 e 28 de março, alunos da rede municipal de ensino de Ilhabela farão a visitação ao navio no período da manhã.
Vale ressaltar que logo após a divulgação da presença da embarcação em Ilhabela pela Sea Sheperd, as cerca de 600 inscrições disponíveis para visitação foram esgotadas em 1h30.
De acordo com a prefeitura, quem visitar o Ocean Warrior conhecerá detalhes sobre o dia a dia dos voluntários a bordo de uma embarcação da Sea Shepherd e o que os motivou a estarem ali; a importância para a preservação do oceano e as experiências em alto mar; as atividades da Sea Shepherd junto às autoridades governamentais do mundo para o combate da pesca ilegal que não é reportada e/ou documentada, entre outros.
Os voluntários brasileiros, em terra, recepcionarão os visitantes nas docas e as visitas serão guiadas pela tripulação do Ocean Warrior (com tradução simultânea para o português). Para as visitas, será obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação, em dia, contra a Covid-19.
Além disso, durante as visitas, haverá um estande onde serão oferecidas informações sobre como ser apoiador das ações da Sea Shepherd pela conservação dos oceanos, além da venda de produtos oficiais da organização.
Sobre a Sea Shepherd
A Sea Shepherd é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1977 pelo capitão e ambientalista Paul Watson, para agir de maneira direta no combate a crimes ambientais nos oceanos e em áreas costeiras.
No Brasil desde 1999, a Sea Shepherd luta pela defesa, conservação e proteção da biodiversidade marinha através de pesquisa científica, planos de mitigação e recuperação de ecossistemas marinhos, educação ambiental e treinamento de práticas sustentáveis para multiplicadores.
Ao longo dos anos, a Sea Shepherd teve a oportunidade de utilizar os intervalos entre missões para promover visitas a bordo, que já aconteceram em países como Austrália, Reino Unido, Portugal, Estados Unidos e México.