Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Curiocidades
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Esquecimento Global
      • Fora do Cabide
      • Ofício das Palavras
      • Playlist de maestro
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais

    Itavema Itavema

    Você está em:Início » Invasão Russa: “Bastante preocupante”, diz professor sobre falta de posicionamento firme de Bolsonaro
    Destaque

    Invasão Russa: “Bastante preocupante”, diz professor sobre falta de posicionamento firme de Bolsonaro

    24 de fevereiro de 2022Updated:1 de março de 2022Nenhum comentário3 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link

    Foto: Alan Santos/PR/Divulgação

    O professor Moacir Santos classificou como “bastante preocupante” a ausência de um posicionamento mais assertivo do governo federal sobre o conflito na Ucrânia.

    Em entrevista à SP RIO+, o mestre e doutor em história e ex-diretor do Instituto Básico de Humanidades da UNITAU, Universidade de Taubaté, comentou que a falta de um posicionamento irá refletir em uma imagem negativa para o Brasil.

    “Sem assumir uma posição firme e bastante objetiva em relação ao conflito, vai pairar sobre o Brasil essa imagem de um país que endossa – ainda que tacitamente – as ações do Estado russo”, disse o professor.

    Publicamente, o presidente Jair Bolsonaro (PL) apareceu em duas oportunidades nesta quinta-feira; porém em nenhum desses momentos se pronunciou à respeito da invasão russa à Ucrânia.

    “É bastante preocupante essa falta de assertividade do Estado brasileiro e do Governo brasileiro, não só neste momento em que o conflito já se iniciou, mas inclusive nas últimas semanas”, revelou Moacir.

    Na semana passada, em meio à crescente hostilidade no Leste Europeu, o presidente Jair Bolsonaro esteve se reunindo com o líder russo Putin, em uma agenda marcada há meses, mas que não foi desmarcada pelo governo brasileiro. Um fator que, para o professor Moacir, foi um erro.

    “Aquilo que foi negociado há alguns dias na Rússia poderia ter sido feito na escala da chancelaria ou por ministros, sem exatamente a exposição da presidência da república brasileira”, disse.

    O professor Moacir recorda que o Brasil sempre exerceu uma diplomacia profissional, exercendo um papel de moderação internacional. “O atual governo abandonou esse papel.”

    Leia mais: Invasão russa: Itamaraty apela para a suspensão imediata do conflito

    Leia mais: Putin ordena invasão da Ucrânia. E ameaça: quem interferir sofrerá reação imediata da Rússia

    Foto: Reprodução/Facebook

    Na habitual transmissão que faz semanalmente, Bolsonaro criticou o vice-presidente Hamilton Mourão por ter se posicionado contrário a invasão na Ucrânia.

    Ao ler a notícia publicada pelo portal g1, o presidente disse que falar sobre o assunto não é da competência do vice-presidente ao citar o artigo 84 da Constituição Federal. Assista ao vídeo aqui.

    “Quem fala dessas questões chama-se Jair Messias Bolsonaro e quem têm dúvida disso, basta procurar lá na nossa Constituição”, disse Bolsonaro na live.

    Enquanto vários líderes de democracias em todo o mundo condenaram a ação de presidente russo Vladimir Putin contra o território da Ucrânia, o governo brasileiro optou por um tom mais brando em uma nota oficial emitida pelo Itamaraty.

    O Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou que acompanha, “com grave preocupação”, a deflagração de operações militares da Rússia contra alvos no território da Ucrânia.

    “O Brasil apela à suspensão imediata das hostilidades e ao início de negociações conducentes a uma solução diplomática para a questão, com base nos Acordos de Minsk e que leve em conta os legítimos interesses de segurança de todas as partes envolvidas e a proteção da população civil”, diz a nota.

    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresShopping de São José prepara programação especial para o feriado prolongado de Carnaval
    Próxima Notícia Vôlei São José supera Montes Claros e alcança segunda vitória consecutiva na Superliga Nacional

    Notícias Relacionadas

    Calendário eleitoral: entenda os próximos passos das eleições

    10 de agosto de 2026

    Lula brinca com restrições eleitorais e compara dados do governo; ‘Se quem tá no poder não mostrar, quem vai?’

    Autor: Gabriel Blois Moreira8 de agosto de 2026

    ‘Falam que o Brasil compra produtos de trabalho escravo da China; não sou Ministro do Trabalho de lá’, diz Lula

    Autor: Gabriel Blois Moreira8 de agosto de 2026
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado

    Vicentina Aranha







    Meet

    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    jornalismo@spriomais.com.br

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    comercial@spriomais.com.br

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    comercial@spriomais.com.br 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.