Foto: Divulgação
A Prefeitura de Taubaté suspendeu, por tempo indeterminado, as tratativas para a construção da Ponte Estaiada, sobre a Rodovia Presidente Dutra, no centro.
De acordo com a gestão do prefeito José Saud (MDB), a decisão foi tomada para priorizar investimentos em outras obras da cidade.
Em nota, o prefeito afirmou que, com o início do período de chuvas e as ocorrências de enchentes e alagamentos em várias localidades do município, decidiu ter como prioridade, neste momento, a realização de investimentos em obras de infraestrutura da cidade que deixaram de acontecer nos últimos anos.
A proposta de construção da ponte estaiada havia sido anunciada por Saud, em janeiro de 2021, logo após assumir o mandato. A estrutura seria erguida onde hoje existe o viaduto do Belém, que liga a região central do município à parte alta da cidade e à Rodovia Oswaldo Cruz.
“Nós temos hoje um viaduto lá que faz um sentido só. Nós precisamos de outro no sentido inverso. Quem vai fazer o retorno ali tem que entrar antes do viaduto, entra do lado da Oswaldo Cruz, desce o viaduto inteiro, pega enchente lá embaixo [no túnel da Avenida Desembargador Paulo de Oliveira Costa], porque lá também enche de água, sobe de novo. Você imagina aquelas carretas, que sobem e descem, ter que fazer aquele retorno. É inviável, eu como engenheiro não consigo entender isso”, afirmou Saud na época em que o projeto foi anunciado.
Além disso, o prefeito afirmou que buscaria aportes do governo federal para a obra. “É da minha intenção deixar isso para quatro anos, e daí vamos atrás de recursos e projetos para fazer aí sim uma estaiada fazendo a volta inteira lá, entrando ali perto do cemitério [do Belém], fazendo a volta e caindo do outro lado, no posto de gasolina. E outro braço saindo da Oswaldo Cruz e vindo para cá [região central]”, disse Saud.
Em março de 2019, o prefeito Ortiz Junior (PSDB) chegou a anunciar a construção de uma ponte estaiada em Taubaté.
No projeto de Ortiz, a estrutura seria erguida na Avenida Charles Schnneider, também na região central. Em dezembro de 2020, a gestão tucana engavetou o projeto, alegando “alto custo”. O valor não foi divulgado.
Para a região do Belém, Ortiz prometeu na eleição de 2012 que duplicaria o viaduto, o que não foi cumprido. Em 2016, a sua gestão fez uma série de alterações viárias no trecho, que permanecem até hoje. O viaduto do Belém, que era de mão dupla, passou a operar apenas sentido centro/bairro.
Começa a ser discutida nesta terça-feira (16) a série de sete audiências públicas para a elaboração da Loa 2023 de …
17 horas atrásA equipe São José Wrestling conquistou mais de 27 medalhas nas quatro competições da modalidade disputadas em Brasília, neste final …
21 horas atrásOs cheques desapareceram há anos, são poucos os que andam com dinheiro vivo atualmente e até mesmo os cartões de …
22 horas atrásUma nova história começa a ser escrita! Hélio Marcondes Neto tomou posse na noite desta segunda-feira (15) como novo presidente …
23 horas atrásA gasolina vai ficar R$ 0,18 mais barato nas distribuidoras da Petrobras, a partir desta terça-feira (16). O reajuste foi …
2 dias atrásComeçou a ser emitido de forma on-line, nesta segunda-feira (15), os carnês de ISS (Imposto Sobre Serviços) Fixo e das …
2 dias atrásFoi adiado pela terceira vez o início da cobrança da taxa ambiental em Ubatuba. A taxa iria ser obrigatória a …
2 dias atrás‘A propaganda é alma do negócio’. Para o futebol, essa frase tem um significado muito mais do que de vendas, …
3 dias atrásSão José dos Campos possui ótimas opções gastronômicas, com lugares perfeitos para todos os gostos e ocasiões. Restaurantes, bares, pubs …
3 dias atrásA ONG Chico Pata, de Taubaté, irá realizar neste sábado (13) uma feira de adoção de cães e gatos abrigados …
4 dias atrás