Categoria: Saúde

Vacina brasileira contra a covid-19 é aplicada pela primeira vez

Estudo clínico aplicará o imunizante em 90 voluntários

Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - Brasília • Publicado em 13/01/2022, às 15:35 • Atualizado em 13/01/22, às 15:35




Foto: Myke Sena/ MS

A vacina brasileira contra a covid-19 deu um importante passo hoje (13), data em que inicia o primeiro estudo clínico que aplicará o imunizante em 90 voluntários com idades entre 18 e 55 anos de idade. A fase 1 do estudo escolherá, de forma randomizada, a dose mais segura e o regime de dose que estimula resposta durável de anticorpos que neutralizam o organismo contra o novo coronavírus.

“Vamos agora medir a resposta imunológica específica e avaliar a imunidade celular dos participantes”, explicou o médico infectologista Roberto Badaró, responsável pela pesquisa e pelo desenvolvimento da vacina, em cerimônia ocorrida na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em Salvador.

A expectativa do pesquisador é de que a primeira fase do estudo seja concluída em três meses, e que, se tudo der certo, em um ano ou pouco mais a vacina já esteja disponível.

Na fase 2, que terá a participação de 400 voluntários, será testada a eficiência da vacina; e a fase 3 é a da administração em larga escala.

Primeira aplicação

O primeiro a receber a dose da vacina brasileira foi o técnico de segurança patrimonial Wenderson Nascimento Souza, de 34 anos de idade. A aplicação do imunizante foi feita pelo secretário de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (Sepef/MCTI), Marcelo Morales.

Presente na cerimônia, o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, disse que o 13 de janeiro de 2022 é um “dia histórico” tanto para a ciência no Brasil como para os brasileiros. “Neste ano do bicentenário da independência do Brasil, damos partida na independência do Brasil na produção de vacinas. Estamos em um ponto de inflexão na história do Brasil”, disse, ao destacar o papel de resgate que a ciência teve em vários momentos difíceis da humanidade.

Pontes lembrou que existem três tipos de vacinas, as importadas, as licenciadas e as nacionais, aquelas feitas por cientistas brasileiros. “É importante para o país ter soberania, autossuficiência e independência na produção de itens tão importantes para a vida dos brasileiros”, disse.

“Daqui para a frente, a gente pode dizer, de forma reduzida, que se o planeta não pode vender vacinas para o Brasil, o Brasil pode vender vacinas para o planeta”, acrescentou.

Vacina

A vacina RNA MCTI CIMATEC HDT é composta de duas partes, que são misturadas antes da aplicação: uma molécula de replicon de RNA (repRNA) e uma emulsão composta por água e um tipo especial de óleo e moléculas magnéticas, chamada de Lion, que ajuda a proteger a molécula do repRNA e faz o transporte até as células alvo.

Uma vez dentro das células, o repRNA é reconhecido como RNA mensageiros pelos ribossomos, que são estruturas que produzem as proteínas, com as instruções trazidas pelo RNA. Os ribossomos fabricam inicialmente o replicon, que gera várias cópias de si mesmo e, depois, as proteínas do coronavírus, que são quebradas em pequenos pedaços e expostas a nosso sistema imunológico. O organismo então identifica os fragmentos como algo estranho e passa a produzir anticorpos contra o novo coronavírus.

Segundo o infectologista Roberto Badaró, a vacina brasileira, que é de terceira geração, apresenta alguns benefícios específicos, como o uso de um número menor de componentes, podendo ser aplicada em doses mais baixas e sem a necessidade de imunizações seguidas. “Poderemos, em um sequenciamento e com a capacidade de sintetizar em uma única proteína as cinco variantes, ter uma vacina com as cinco variantes, no futuro. Portanto, podemos ter a vacina que rotineiramente será utilizada”, explicou o médico infectologista.

O desenvolvimento pré-clínico e clínico da vacina tem a participação dos Estados Unidos, Brasil e Índia, por meio de parceria entre as empresas HDT BioCorp. (Estados Unidos), Senai Cimatec (Brasil) e Gennova Biopharmaceuticals (Índia). No Brasil, a parceria conta com o apoio da RedeVírus e com o financiamento do MCTI.



Acompanhe nossas notícias de forma mais rápida em seu celular pelo Google News. Clique aqui e siga a SP Rio +.

Publicidade

Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas noticias
Esporte

Gabriel Medina anuncia desistência das primeiras etapas da WSL para cuidar da saúde mental

Foto: Divulgação
O sebastianense Gabriel Medina, anunciou nesta segunda-feira (24), que irá se afastar das competições oficiais para cuidar da sua …

2 horas atrás
Cidades

Jacareí divulga listagem dos condutores e dos veículos escolares que estão regularizados na cidade

Foto: Divulgação/PMJ
A Prefeitura de Jacareí disponibilizou a listagem dos condutores e dos veículos escolares devidamente cadastrados na cidade. A lista …

3 horas atrás
Esporte

EC Taubaté realiza live para apresentar aos torcedores as novidades da temporada 2022

Foto: Caíque Toledo/EC Taubaté
O Esporte Clube Taubaté realiza nesta terça-feira (25), véspera da estreia no Campeonato Paulista da Série A2, …

3 horas atrás
Cidades

Caminhão perde controle e cai em córrego na Fundo do Vale

Foto: Grupo QAP-QRV
Na tarde dessa segunda-feira (24), por volta das 15h40, um caminhão perdeu o controle e caiu na vala …

3 horas atrás
Esporte

Veja as contratações dos quatro grandes de São Paulo para essa temporada

Foto: Divulgação
A temporada 2022 do futebol profissional, pelo menos aqui em São Paulo, começou oficialmente neste fim de semana, com …

4 horas atrás
Cidades, Destaque

Corpo de vítima de afogamento em lago de São José dos Campos é encontrado

 

Foto: Reprodução / Google Maps
O Corpo de Bombeiros localizou na tarde dessa segunda-feira (24) o corpo do homem que se …

4 horas atrás
Destaque, Economia

Embraer recebe encomenda de 20 aeronaves em contrato de US$ 3,9 bilhões

Foto: Divulgação
A Azorra assinou contrato com a Embraer para adquirir 20 novas aeronaves da família E2, além de mais 30 …

6 horas atrás
Esporte

São Sebastião realiza Arena Esportiva 2022 até fevereiro

Foto: Divulgação/PMSS
A Prefeitura de São Sebastião realiza, até o dia 27 de fevereiro, a ‘Arena Esportiva São Sebastião 2022’.
As atividades, …

7 horas atrás
Esporte

EC Taubaté inicia venda de ingressos para estreia no Campeonato Paulista da Série A-2

Foto: Divulgação/EC Taubaté
A Diretoria do Esporte Clube Taubaté iniciou, nesta segunda-feira (24), a venda de ingressos para a estreia no …

7 horas atrás
Cidades

Caraguatatuba realiza reassentamento de bloquetes em rua do bairro Sumaré

Foto: Divulgação/PMC
A Prefeitura de Caraguatatuba finalizou, na sexta-feira (21), o reassentamento de bloquetes na Rua Monsenhor Ascânio Brandão, no bairro Sumaré, …

8 horas atrás