Prefeito Toninho Colucci participou do jornal ‘Abre Aspas’, desta quarta-feira (12). Foto: Divulgação.
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PL), em entrevista ao jornal ‘Abre Aspas’ desta quarta-feira (12), declarou que o município deve adotar medidas mais rígidas para evitar o avanço da variante Ômicron na cidade.
Anteriormente, em novembro, Toninho assinou decreto oficial, flexibilizando o uso de máscara facial em ambientes livres e abertos. Entretanto, comércios e locais fechados, ainda requeriam a utilização de proteção facial. O Estado de São Paulo foi contrário a medida.
Com o surgimento e avanço da variante Ômicron, o prefeito voltou atrás em sua decisão e exigiu novamente o uso de máscaras em espaços abertos de Ilhabela. As medidas se sucederam a partir do dia 15 de dezembro, visando evitar a proliferação do vírus com as festividades do natal e réveillon, época em que Ilhabela recebe muitos turistas.
Novo decreto
Conforme estabelecido pelo decreto 8930/2022, assinado no dia 12 de janeiro, o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais poderá ser até 1h. Os estabelecimentos que promovem eventos que geram aglomeração de pessoas estão restritos à capacidade máxima de 50% de sua lotação, incluindo igrejas e templos, quando da realização de missas e cultos.
Independentemente da capacidade, para os estabelecimentos que comportem mais de 1000 pessoas, fica limitada a lotação máxima de 500 pessoas. As medidas entram em vigor a partir desta quinta-feira (13/1).
Os estabelecimentos comerciais que descumprirem estas medidas sofrerão as penalidades de multa, interdição total ou parcial da atividade e cassação do Alvará.
Reabertura de leitos e testagem aleatória
Serão ampliados os leitos de Enfermaria Covid-19 que funcionam no espaço onde hoje funciona o CAPS (Centro de Apoio Psicossocial). “A cada 200 testes realizados na cidade, pelo menos 30% estão apontando positivo para Covid-19. Estamos recebendo muitas pessoas na cidade e esse percentual tem se mantido nos últimos 10 dias, pelo menos. Por conta da procura por atendimento, decidimos reativar os leitos e suspender temporariamente as cirurgias eletivas”, explica o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.

Segundo ele, a administração está em busca da contratação de mais profissionais para o atendimento de pacientes. “A gente não encontra muitos profissionais disponíveis no mercado, mas não estamos medindo esforços para fazer da melhor forma. A ideia é já termos mais profissionais esta semana”.
Na tentativa de aumentar a detecção de casos de covid, o prefeito, juntamente com a Secretaria de Saúde, iniciou em dezembro, testagem aleatória em pontos variados da cidade. O balanço dos testes registrou aumento de infectados no município, alertando o poder público.
Cruzeiros e comércio voltado ao turismo continua sendo afetado; prefeito afima que poderá ajudar famílias mais carentes
Além dos danos na saúde, o prefeito ressaltou o prejuízo na economia de Ilhabela. Os cruzeiros, que estão suspensos, movimentariam cerca de R$80 milhões de reais na economia do município, segundo Toninho. Sem contar com os turistas, o comércio de suvenires e quioesques será prejudicado.

Diante da dificuldade econômica, o prefeito Toninho Colucci disse que poderá voltar a auxiliar financeiramente às famílias mais carentes de Ilhabela.
” A gente vai ter que discutir com a sociedade, com a Câmara, a possibilidade de voltar a ajudar as pessoas. A cidade tem condições orçamentárias e a gente espera que o Governo Federal também o faça […]. Nos continuamos distribuindo cestas básicas, porque os empregos não vieram na quantidade suficiente que a cidade precisa.”
Confira na íntegra a participação do prefeito Toninho Colucci no jornal ‘Abre Aspas’: