
A Prefeitura de Taubaté informou que os munícipes já podem realizar a ativação, através do aplicativo “Vaga Inteligente” ou dos terminais de autoatendimento, para utilizar as vagas solidárias da zona azul do município.
De acordo com a prefeitura, para realizar a ativação por meio do aplicativo “Vaga Inteligente”, o munícipe precisa fazer o download ou atualizar o aplicativo, em seguida escolher a cidade de Taubaté, clicar no ícone “Setor” e escolha a opção “Solidário”, na sequência selecione o “Valor/Tempo” de 30 minutos e clique em “Utilizar crédito”. Dessa forma o usuário já estará utilizando a vaga solidária.
Já para fazer a validação nos parquímetros, o primeiro passo é retirar o cartão gratuitamente na sede da empresa Estapar, que está responsável pela administração da zona azul de Taubaté, e em seguida fazer a solicitação da vaga solidária nos terminais.
Todas essas vagas estão demarcadas e caracterizadas de maneira exclusiva como “Vaga Solidária” para que os motoristas possam identificá-las. Elas estarão espalhadas por toda a região central.
Ao todo, foram criadas 70 vagas solidárias e elas permitem que o motorista estacione de forma gratuita nos locais indicados como “Vaga Solidária” por até 1 hora por dia, divididos em dois tempos de meia hora cada, entre os períodos da manhã e tarde. Caso seja necessário permanecer por um período maior que 30 minutos, o usuário deverá retirar o veículo da vaga solidária e colocar em uma vaga rotativa normal.
A prefeitura ressalta, que a iniciativa tem como objetivo permitir que as pessoas estacionem nesses locais para realizar alguma tarefa rápida, facilitar o embarque e desembarque de idosos e de pessoas com mobilidade reduzida e também incentivar o comércio.
Essas vagas poderão ser utilizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, e das 13h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h.
A sede da Estampar está localizada na Rua Monsenhor Siqueira, 169, centro.