Categoria: Animais Ok

Alergias, nenhum pet merece!

Os principais vilões das alergias são as pulgas e os ácaros

Ricardo Osman - Publicado em 12/11/2021, às 15:29 • Atualizado em 12/11/21, às 15:29




Alergias, nenhum pet merece!Foto: Pixabay

Os cães e os gatos não estão livres das incômodas alergias, e boa parte dessas reações de hipersensibilidade do organismo provocam aquela coceira nos bichinhos. Os principais vilões das alergias caninas e felinas têm nome e sobrenome e são perseguidos em todo o mundo: são as pulgas e os ácaros.

A alergia desencadeada pela pulga é tão frequente que ganhou até um título na medicina veterinária: Dermatite Alérgica a Picada de Pulga (DAPP). A saliva desse inseto contém 15 componentes potencialmente alergênicos, então imagine o que significam várias picadas do inseto pelo corpo.

Os aracnídeos não fazem por menos. Os adultos que infestam os pets têm oito patas e costumam escavar a pele! Não precisa explicar muito mais. O sistema imunológico do pet pode reagir mal e vigorosamente, o que chamamos de alergia. Os ácaros são responsáveis por doenças como a sarna.

O Manual de Doenças da Pele do Cão e do Gato, de Sue Paterson (Guanabara Koogan), lista ainda como principais tipos de alergias a Atopia canina e felina (predisposição a reação a alérgenos do ambiente); a Hipersensibilidade de contato (reação ao material de limpeza, borracha, plantas e outros materiais); e a Hipersensibilidade alimentar (alergia a determinadas proteínas da dieta).

A coceira, presente na maioria dos casos, surge como consequência da reação do organismo e quanto mais o animal coça a pele pior fica a situação. O que tem início como resposta imunológica alta vira ferida, com pelos arrancados e pele dilacerada. Uma festa agora para as bactérias!

Em pouco dias, o quadro é de uma piodermite (infecção na pele). Mais vermelhidão, mais coceira. Uma bola crescente de problemas para os pacientes e seus tutores. A atopia felina tem um complicador: problemas respiratórios, com sinais de bronquite e asma.

Os tratamentos exigem a consulta a um médico veterinário ou a um especialista, dermatologista de pets. Sim, existe essa especialidade na medicina dos bichos e a Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária foi a primeira do tipo da América Latina, fundada em 2000.

Os tratamentos para alergias a picada de pulga e de ácaro são relativamente simples. Os pets recebem medicamentos de proteção contra esses insetos e o ambiente passa a ser limpo com maior frequência. O caso da Hipersensibilidade de contato, de diagnóstico difícil, tem solução rápida com a retirada do material que causou o problema.

Já a Atopia e a Hipersensibilidade alimentar são testes de paciência para tutores e veterinários. E haja paciência e talento para investigação! Esses diagnósticos são fechados por exclusão dos casos anteriores. Na alergia a alimentos é preciso testar vários tipos de proteínas para se descobrir o vilão para aquele pet, o que pode levar meses. No caso da Atopia, em que a alergia pode ser desencadeada por poeira ou pólen, o diagnóstico é a sentença de uma doença crônica e de um tratamento de controle trabalhoso.

O atendimento veterinário em domicílio ensina, porém, que uma pequena medida preventiva pode ser adotada dentro da casa ou do apartamento. Refiro-me aos tapetes! Verdadeiros criadouros de pulgas e ácaros, e atração para cães e gatos, esses tecidos vão poucas vezes para as lavanderias. Como nós humanos não deitamos de costas nuas nos tapetes sujos (ao menos, não sempre), não experimentamos na pele o que os bichinhos sentem nas barrigas. A vermelhidão e a coceira podem surgir quase que imediatamente.

Portanto, considere seriamente sumir com os tapetes se perceber que seu pet se coça demais. Para saber mais: https://www.sbdv.com.br/index.php

 



Acompanhe nossas notícias de forma mais rápida em seu celular pelo Google News. Clique aqui e siga a SP Rio +.

Publicidade

Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas noticias
Cidades, Destaque

“Novos protestos não estão descartados em São José”, diz secretário do Sindicato dos Condutores

Assembleia realizada pelos profissionais durante a manhã de hoje, 3/12. Foto: Sindicato dos Condutores
O secretário de Política Sindical do Sindicato …

44 minutos atrás
Cidades, Turismo

Começa hoje a Edição Pedra do Baú do Raid Campos do Jordão

Foto: Vera Lambiasi/Divulgação
O Raid Campos do Jordão – Edição Pedra do Baú, 105º raid organizado pelo MG Club do Brasil, …

3 horas atrás
Economia

Boletim Braúna Investimentos – Edição 03/12/2021

O Assessor de investimentos, Thales Manetti traz dicas importantes sobre o mercado financeiro nesta sexta-feira (3), através do boletim Braúna …

5 horas atrás
Cidades, Saúde

Profissionais da saúde realizam vacinação na Praça da Bíblia nesta sexta-feira em São Sebastião

Foto: Divulgação
A Prefeitura de São Sebastião, junto à Secretaria de Saúde (Sesau) realiza nesta sexta-feira (3), uma ação de aplicação …

5 horas atrás
Cidades, Mais Destaques

Caraguatatuba recebe sede da Força Tática da Polícia Militar

Foto: PMC
A Prefeitura de Caraguatatuba inaugurou nesta quinta-feira (2) a sede da Força Tática da Polícia Militar, que vai atender …

7 horas atrás
Esporte

Taubaté Futsal conhece datas e horários da final da Liga Paulista

Foto: Divulgação/Taubaté Futsal
O Taubaté Futsal conheceu nesta quinta-feira (2) as datas e os horários da final da Liga Paulista contra …

8 horas atrás
Cidades, Mais Destaques

Ônibus do transporte coletivo voltam a circular em São José após greve nesta sexta-feira

Foto: Charles de Moura/PMSJC
Após amanhecerem em greve, os ônibus do transporte coletivo de São José dos Campos voltaram a funcionar …

8 horas atrás
Cidades

Transporte coletivo de São José dos Campos amanhece em greve nesta sexta-feira

Foto: Divulgação
Os ônibus do transporte coletivo de São José dos Campos amanheceram de greve nesta sexta-feira (3), por direitos trabalhistas.
Em …

9 horas atrás
Esporte

Vôlei São José inicia troca de ingressos para o jogo contra o Montes Claros pela Superliga Nacional

Foto: Divulgação/FC Vôlei
Foi aberto, nesta quinta-feira (2), a troca de ingressos para o jogo do Vôlei São José contra o …

1 dia atrás
Cidades, Destaque

Funcionários do transporte coletivo de Jacareí voltam ao trabalho após paralisação

Foto: Divulgação/JTU
Depois de 24 horas de paralisação, os funcionários do transporte coletivo de Jacareí voltaram ao trabalho, na manhã desta …

1 dia atrás