Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Curiocidades
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Esquecimento Global
      • Fora do Cabide
      • Ofício das Palavras
      • Playlist de maestro
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais

    Pref SJC Pref SJC

    Você está em:Início » “Precisamos achar alternativas para manutenção dos postos de trabalho”, diz Sindicato dos Metalúrgicos de São José
    Destaque

    “Precisamos achar alternativas para manutenção dos postos de trabalho”, diz Sindicato dos Metalúrgicos de São José

    4 de novembro de 2021Updated:4 de novembro de 2021Nenhum comentário2 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link

    “Precisamos achar alternativas para manutenção dos postos de trabalho”, diz secretário do Sindicato dos Metalúrgicos de São JoséFoto: Divulgação

    Os metalúrgicos da General Motors (GM) de São José dos Campos aprovaram, na última semana, um acordo para implantação de layoff na fábrica devido à crise mundial de semicondutores. Em entrevista à SP RIO+ nesta quinta-feira (4), Ricardo Almeida, secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, afirmou que a entidade vê essa crise com “bastante preocupação” e defendeu a estabilidade dos empregos.

    “É uma crise global. Porém, precisamos achar alternativas para manutenção dos postos de trabalho. Os trabalhadores não podem perder emprego por causa dessa crise dos semicondutores”, disse Ricardo.

    Segundo o secretário do sindicato, todo acordo de flexibilização teve como foco a estabilidade no emprego e garantiu que, na General Motors, “não se fala em demissões na fábrica por um período mínimo de 10 meses”. A fábrica de São José dos Campos vai continuar produzindo, no primeiro turno, os carros S10 e Trailblazer.

    Os 700 trabalhadores com o contrato suspenso devem ficar em casa por 5 meses, tempo que pode ser prorrogado por mais 5 meses. Durante o período de suspensão, será garantido 100% do salário líquido e o pagamento do FGTS. O regime de layoff prevê que uma parte dos salários seja paga com recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).

    “Uma decisão que a General Motors tomou aqui no Brasil: como aqui [São José] produz os principais carros, com o maior valor agregado, todos os semicondutores que conseguiram, foram destinados para São José dos Campos”, declarou.

    Crise dos semicondutores

    A indústria automotiva tem sido impactada globalmente pelas paradas de produção durante a pandemia. De acordo com o jornalista Guido Orlando Júnior, no período de confinamento, a venda de semicondutores para as montadoras caiu drasticamente.

    Paralelamente, subiu a demanda de empresas de eletroeletrônicos, como celulares e notebooks, devido ao trabalho remoto. Com a recuperação do mercado, as montadoras estão no “fim da fila” para comprar semicondutores, que estão se esgotando com os eletroeletrônicos.

    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresPé na Areia Sports realiza torneio de Vôlei de Praia em São José dos Campos
    Próxima Notícia Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté abre edital para novas startups

    Notícias Relacionadas

    Morre aos 95 anos a professora Zélia Ortiz, referência em São José dos Campos

    3 de junho de 2026

    Cesta básica sobe pelo quarto mês seguido no Vale do Paraíba; veja a situação em cada cidade

    2 de junho de 2026

    MPF quer reparação para vítimas da ditadura no ITA e pede indenização de R$ 5 milhões

    1 de junho de 2026
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado






    Unitau



    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    [email protected]

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    [email protected]

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    [email protected] 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.