Categoria: Animais Ok

Acidentes domésticos: saiba como tornar o lar seguro para os pets.

Redação SPRIO+ Publicado em 16/10/2021, às 10:08 • Atualizado em 16/10/21, às 10:08




Acidentes domésticos: saiba como tornar o lar seguro para os pets.Foto: Charles de Moura/PMSJC

O lar doce lar é também cenário de acidentes graves envolvendo os pets. Por isso, é necessário preparar a sua casa ou o apartamento para receber um cachorrinho ou um gatinho. Se você já tem um animal de estimação, veja como tornar a residência um local seguro para seu amigo de quatro patas.

A experiência demonstra que nosso lar, local onde os cães e os gatos passam a maior parte de suas vidas, tem pontos perigosos. Vejam a relação dos principais pontos:

A lista tem início pelas janelas. Cães e gatos podem cair das janelas dos apartamentos e de sobrados. Eles são curiosos, querem saber o que se passa na rua. É preciso, portanto, instalar telas de proteção nas janelas e nas varandas para evitar quedas.

As reformas ou obras no terraço das casas devem ter cerca provisória ou portão que impeça o acesso dos animais. A queda de cães do alto das lajes é um dos acidentes mais comuns atendidos em hospitais de emergência.

A garagem das casas parece um local sem riscos. Tanto é assim que tornou-se comum deixar o cãozinho ali, com o carro, vendo o movimento da rua por meio do portão, latindo para outros cachorrinhos. No entanto, na hora de tirar o carro da garagem na pressa de ir para o trabalho, a desatenção pode custar caro. O pet pode estar deitado justamente sob as rodas do carro.

No calor da primavera e do verão (que se aproxima) ninguém dispensa um banho de piscina. Embora cães e gatos sejam exímios nadadores, o problema está na incapacidade que têm de sair da piscina, uma vez que caiam lá dentro em hora que ninguém esteja vendo ou à noite. Os cães têm maior dificuldade de sair de uma piscina, por causa da diferença entre o nível da água e a borda (da altura de  um ladrilho convencional, na maioria delas). Ele põe as duas patas dianteiras na borda, mas não consegue puxar o corpo. Nesta situação, nem latir para pedir ajuda ele consegue. A solução é instalar uma das “escadas de piscinas para cachorro” disponíveis em lojas do setor e na internet, em vários modelos.

Na varanda dos apartamentos e nos quintais, a presença de lindas  plantas ornamentais pode ser indigesta. Nem tudo que é bonito, faz bem. Nossos amigos de quatro patas (o cão, onívoro; e o gato, carnívoro) podem mastigar plantas. Algumas como o Antúrio (Anthurium andraeanum) causam estomatite e dermatite de contato nos animais domésticos. A Comigo-Ninguém-Pode (Dieffenbachia amoena), como o nome já diz, provoca dor intensa quando ingerida, salivação e estomatite. Até a Costela-de-adão (Monstera deliciosa) está na lista causando problemas de saúde semelhantes aos do Antúrio.

Mas um dos maiores perigos, motivo de atendimentos de emergência em hospitais veterinários, é encontrado normalmente sobre a mesa do jantar, nas estantes e até nos sofás, ao lado do controle da TV: são os tabletes,  bombons e  bolos de chocolate.

O chocolate, que nós humanos adoramos e nos faz bem, causa intoxicação nos  cães e gatos. O cacau tem um alcaloide, a teobromina, que é metabolizada muito lentamente pelos caninos e felinos. Nos cães ficam em média 17,5 horas no organismo e provocam diarreia e vômitos. A quantidade de gordura e de açúcar dos chocolates causa ainda desidratação, excitação e taquicardia. Não adianta pensar que o chocolate na embalagem e os bombons na caixa estão protegidos:  eles abrem, ou comem com embalagem e tudo!

O material de limpeza e banho, principalmente sabonetes, são outra dor de cabeça para os tutores. Esses itens devem estar em estantes altas, fora do alcance dos animais domésticos. Cães e gatos podem pegar sabonetes para mastigar e ter problemas gástricos, como vômito e diarreia.

O mais básico dos riscos, no entanto, é a porta de entrada da casa ou do apartamento,  por onde os pets podem escapar,  e terminar perdidos ou atropelados. Tenha atenção redobrada sobretudo nos dias de festas, ao receber convidados, no Natal e Réveillon, quando pode ocorrer queima de fogos, o que por si só deixa os pets assustados. No entra e sai, ninguém percebe o amiguinho saindo de fininho  da  festividade barulhenta. Nessas ocasiões, é melhor manter seu pet em um cômodo seguro, ventilado e que garanta a ele a privacidade. A festa do cão é uma bela caminhada na manhã seguinte, e a do gato, como caçador, uma boa brincadeira de caça à bolinha.



Acompanhe nossas notícias de forma mais rápida em seu celular pelo Google News. Clique aqui e siga a SP Rio +.

Publicidade

Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas noticias
Cidades, Mais Destaques

Caraguatatuba recebe sede da Força Tática da Polícia Militar

Foto: PMC
A Prefeitura de Caraguatatuba inaugurou nesta quinta-feira (2) a sede da Força Tática da Polícia Militar, que vai atender …

34 minutos atrás
Esporte

Taubaté Futsal conhece datas e horários da final da Liga Paulista

Foto: Divulgação/Taubaté Futsal
O Taubaté Futsal conheceu nesta quinta-feira (2) as datas e os horários da final da Liga Paulista contra …

2 horas atrás
Cidades, Destaque

Ônibus do transporte coletivo voltam a circular em São José após greve nesta sexta-feira

Foto: Charles de Moura/PMSJC
Após amanhecerem em greve, os ônibus do transporte coletivo de São José dos Campos voltaram a funcionar …

2 horas atrás
Cidades, Mais Destaques

Transporte coletivo de São José dos Campos amanhece em greve nesta sexta-feira

Foto: Divulgação
Os ônibus do transporte coletivo de São José dos Campos amanheceram de greve nesta sexta-feira (3), por direitos trabalhistas.
Em …

3 horas atrás
Esporte

Vôlei São José inicia troca de ingressos para o jogo contra o Montes Claros pela Superliga Nacional

Foto: Divulgação/FC Vôlei
Foi aberto, nesta quinta-feira (2), a troca de ingressos para o jogo do Vôlei São José contra o …

20 horas atrás
Cidades, Destaque

Funcionários do transporte coletivo de Jacareí voltam ao trabalho após paralisação

Foto: Divulgação/JTU
Depois de 24 horas de paralisação, os funcionários do transporte coletivo de Jacareí voltaram ao trabalho, na manhã desta …

1 dia atrás
Esporte

Grupo de direitos humanos critica atuação do COI no caso Peng Shuai

Foto: Reuters/Toby Melville
O Comitê Olímpico Internacional (COI) agiu de forma irresponsável no que diz respeito à tenista chinesa Peng Shuai, …

2 dias atrás
Esporte

Ginástica Rítmica de Pinda se destaca em Campeonato Brasileiro em Florianópolis

Foto: Prefeitura de Pindamonhangaba
No último final de semana, as ginastas da SEMELP estiveram competindo pelo Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de …

2 dias atrás
Esporte

São José EC anuncia contratação de novo atacante para a temporada 2022

Foto: Divulgação/MAC
A diretoria do São José do Esporte Clube anunciou nesta quarta-feira (1°) a contratação do atacante Wellington Souza, de …

2 dias atrás
Esporte

Taubaté anuncia renovação de contrato com Robertinho para a temporada 2022

Foto: Caíque Toledo/EC Taubaté
A diretoria do Esporte Clube Taubaté anunciou na tarde desta quarta-feira (1°) a renovação do contrato do …

2 dias atrás