Na edição desta quarta-feira (18) do Jornal Abre Aspas, o comentarista convidado, Dr. Sebastião Dominguez, comentou os principais acontecimentos políticos da semana.
Câmara dos Deputados conclui votação da PEC da reforma eleitoral

O plenário da Câmara dos Deputados concluiu nesta terça-feira (17), a votação, em segundo turno, da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da reforma eleitoral. O texto aprovado segue agora para análise do Senado Federal, onde precisa ser aprovado por, pelo menos, 49 senadores em dois turnos para ser promulgada.
Na votação, os parlamentares mantiveram no texto a volta das coligações partidárias nas eleições proporcionais a partir de 2022, assim como o dispositivo que permite a contagem em dobro dos votos dados a candidatos mulheres e negros para a câmara dos deputados nas eleições de 2022 a 2030 para a distribuição dos recursos do fundo partidário e do fundo de financiamento de campanhas.
Os deputados retiraram do texto as mudanças que definem quais partidos podem ter acesso a recursos do fundo partidário e do fundo de financiamento de campanhas e ao tempo de rádio e tv de propaganda eleitoral.
CPI da Covid tem depoimento de advogado da Precisa Medicamentos

A CPI da covid ouve nesta quarta-feira (18), o advogado Túlio Silveira, representante da empresa Precisa Medicamentos nas negociações para a aquisição, pelo governo federal, da vacina indiana Covaxin.
A Precisa atuou como uma intermediária entre a fabricante Bharat Biotech e o Ministério da Saúde, mas nunca divulgou o valor que arrecadaria na função de representante brasileira na venda do imunizante.
O contrato de compra da Covaxin, cujo valor total era de R$ 1,6 bilhão para custear 20 milhões de doses, foi encerrado após série de denúncias de irregularidades e a constatação de fraude nas documentações enviadas pela precisa. O advogado teria sido um dos responsáveis por negociar com o ministério da saúde.
A CPI da Covid já obteve a quebra de sigilo telefônico dele, além de e-mails enviados por Silveira durante as tratativas.
Ministério da Defesa suspende realização do desfile de 7 de setembro

Pelo segundo ano consecutivo, o Governo Federal não realizará o tradicional desfile cívico-militar de 7 de setembro. O evento costuma reunir populares e autoridades dos três poderes, na esplanada dos ministérios, em Brasília.
Em nota enviada à Agência Brasil, o Ministério da Defesa informou que a comemoração do 199º aniversário da proclamação da independência acontecerá no palácio da alvorada, com restrição de público.
Ao participar de audiência conjunta na Câmara dos Deputados, o ministro da defesa, Braga Netto, disse não haver impedimento para a participação militar em eventos que venham a ocorrer em outras unidades da federação.