
A Prefeitura de São Sebastião anunciou nesta quarta-feira (2) que foram encerradas as atividades relacionadas à Operação Chuvas de Verão nesta terça-feira (1º) e dá início à Operação Estiagem, conforme o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPCD).
Durante o período de estiagem – característico por redução, atraso ou ausência de chuvas previstas para uma determinada temporada – o ar tende a ficar mais seco, o que amplia o risco de incêndios em matas e florestas. Também é um período que compromete as vias respiratórias das pessoas.
Ricardo Cardoso dos Santos, coordenador da Defesa Civil, ressalta que “o litoral nesse período sofre muito mais com ressacas marítimas e fortes ventos, diferentemente das cidades do interior de São Paulo. No entanto, o município mantém-se preparado para enfrentar todos os tipos de intempéries climáticas”.
Para a temporada de estiagem, a prefeitura pede para que a população evite colocar fogo em lixos e em terrenos baldios, pois a fumaça torna-se ainda mais prejudicial à saúde, além de o fogo poder se propagar com rapidez em dias mais secos.