Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Curiocidades
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Esquecimento Global
      • Fora do Cabide
      • Ofício das Palavras
      • Playlist de maestro
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais


    Você está em:Início » Renan Calheiros ameaça pedir prisão de Fábio Wajngarten por falso testemunho na CPI da Covid
    Destaque

    Renan Calheiros ameaça pedir prisão de Fábio Wajngarten por falso testemunho na CPI da Covid

    12 de maio de 2021Updated:12 de maio de 2021Nenhum comentário2 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link
    Renan Calheiros ameaça pedir prisão de Fábio Wajngarten por Falso Testemunho na CPI da CovidSenador Renan Calheiros (MDB) – Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

    O senador relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou nesta quarta-feira (12) que pode pedir a prisão do ex-secretário de Comunicação Fabio Wajngarten caso se confirme que ele tenha mentido à comissão.

    Wajngarten foi convocado a depor na CPI como testemunha. Nessa condição, o depoente deve se comprometer a dizer a verdade, sob o risco de incorrer no crime de falso testemunho.

    A CPI convocou o ex-secretário para explicar as declarações publicadas pela revista “Veja”, aonde ele disse, segundo a revista, que a “incompetência” da equipe do Ministério da Saúde atrasou a compra de vacinas contra a Covid-19.

    Durante a CPI, porém, o ex-secretário disse que quando falou em incompetência, se referia à “burocracia” e à “morosidade da administração pública”, não ao ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello ou ao presidente Jair Bolsonaro.

    Renan Callheiros pediu ao presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), que requisite o áudio da entrevista dada à “Veja” para checar o que foi dito por Wajngarten.

    “Se ele mentiu à revista ‘Veja’ e a esta comissão, eu vou requerer a Vossa Excelência na forma da legislação processual, a prisão do depoente”, disse Renan Calheiros.

    Renan Calheiros ameaça pedir prisão de Fábio Wajngarten por Falso Testemunho na CPI da CovidEx-secretário de Comunicação Fabio Wajngarten – Foto: Agência Senado

    O vice-líder do governo, o senador Marcos Rogério (DEM-RO) reagiu à ameaça de prisão de Wajngarten.

    “Não cabe ao relator ou a qualquer membro dessa CPI ameaçar o depoente de prisão. Com todo respeito, senhor presidente, Vossa Excelência deveria saber que prisão só pode acontecer em flagrante, nem poderia posteriormente pedir a prisão dele em razão de eventual contradição. Não cabe, senador Renan. A prisão, no caso de depoimento fraudulento, é no momento do depoimento. Isso é abuso de autoridade”, disse.

    Atribuições da CPI

    Uma Comissão Parlamentar de Inquérito é formada por senadores para conduzir uma investigação a partir da tomada de depoimentos e análise de documentos, pelo prazo máximo de 90 dias. A CPI precisa investigar um fato específico, não genérico. Uma só pode realizar uma prisão em flagrante delito. A comissão não pode realizar prisões preventivas ou investigativas, ou julgar uma testemunha.

     

     

    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresExposição fotográfica valoriza cultura negra no Vale do Paraíba
    Próxima Notícia Prefeitura de São José dos Campos abre processo de contratação de 107 professores temporários

    Notícias Relacionadas

    Tabata Amaral destina R$ 500 mil ao GACC em visita a unidade em São José dos Campos

    5 de junho de 2026

    Senado aprova medida que dificulta aborto legal para crianças vítimas de estupro

    3 de junho de 2026

    Fim da escala 6×1: Câmara aprova PEC que reduz jornada para 40 horas semanais

    28 de maio de 2026
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado

    Camara SJC




    Vista Santana



    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    [email protected]

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    [email protected]

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    [email protected] 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.