Foto: Divulgação/Governo de SP
O Instituto Butantan enviou nesta quinta-feira (6), mais um lote com 1 milhão de doses da vacina CoronaVac ao Ministério da Saúde. O envio compõe o novo lote de 5,1 milhões de doses distribuídas pelo Instituto a todo o Brasil.
De acordo com o instituto, no último dia 19, o Butantan recebeu uma nova remessa com 3 mil litros do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), matéria-prima importada necessária para a produção de novas doses da vacina contra a Covid-19.
Todas as 46 milhões de doses, relativas ao primeiro contrato entre o Instituto Butantan e o Ministério da Saúde, serão completadas até a próxima quarta-feira (12). Somente em abril, foram entregues 5,8 milhões. Em março, o Butantan distribuiu 22,7 milhões de doses, 4,85 milhões em fevereiro e outras 8,7 milhões na segunda quinzena de janeiro.
Novas entregas
Após esse primeiro envio, o Instituto Butantan vai iniciar a entrega de mais 54 milhões de doses da vacina, até o dia 30 de agosto, totalizando a marca de 100 milhões de unidades contratadas pelo Ministério da Saúde para a campanha contra a Covid-19 em âmbito nacional.
A direção do Butantan informou, que está em tratativas com a biofarmacêutica chinesa Sinovac, parceira internacional no desenvolvimento da Coronavac, para a chegada de mais um carregamento de pelo menos mais 3 mil litros de matéria-prima. A expectativa é que a nova carga seja enviada ao Brasil até o próximo dia 15.
Além das novas doses da vacina contra a Covid-19, o Butantan irá entregar em maio mais 30 milhões de doses da vacina contra a gripe Influenza para distribuição em todo o país.