
A FAB (Força Aérea Brasileira) deu início nesta sexta-feira (15) a transferência de pacientes com Covid-19 de Manaus, para hospitais em outros estados. O estoque de cilindros de oxigênio da capital do Amazonas se esgotou na quinta-feira (14) devido ao grande número de pacientes hospitalizados com o coronavírus.
Segundo a FAB, o primeiro embarque na manhã desta sexta. As aeronaves deixaram Manaus com nove pacientes e cinco médicos com destino a Teresina, no Piauí.
O Ministério da Saúde informou que os pacientes serão transferidos para sete capitais brasileiras e para o Distrito Federal. A nota enviada pelo Ministério aponta que serão 149 leitos, distribuídos entre: Maranhão (40), Piauí (30), Paraíba (15), Rio Grande do Norte, (10), Goiás (20), Ceará (4), Pernambuco (10) e Distrito Federal (20).
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que trabalha em parceria com o Ministério da Defesa para regularizar o fornecimento de oxigênio para os hospitais do Amazonas.
“Estamos trabalhando intensivamente na logística e parcerias para, em menor tempo possível, e com mais efetividade, sanar a crise sanitária pela qual passa o estado do Amazonas. Não estamos medindo esforços”, afirmou Pazuello.