
Garrafas de vidro que contêm bebidas alcoólicas, apreendidas pela Prefeitura de São José dos Campos em ‘fluxos do funk’ e festas clandestinas com aglomerações, estão sendo encaminhadas ao Centro de Triagem da Urbam (Urbanizadora Municipal), onde são recicladas pelas três cooperativas que atuam na cidade e viram renda para cerca de 100 cooperados.
A medida é uma parceria entre a Secretaria de Proteção ao Cidadão e a Urbam.
Segundo a Prefeitura, somente nos dois últimos finais de semana, foram destinados 170 quilos de garrafas de vidro, 20 quilos de garrafas PET e 15 quilos de latas de alumínio para reciclagem.
Em outro exemplo, os alimentos apreendidos pelo DFPM (Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais) durante fiscalizações são enviados às entidades sociais do município.
Centro de Triagem
Os resíduos oriundos da coleta seletiva também são destinados ao Centro de Triagem da Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos da Urbam, localizada no Jardim Torrão de Ouro, na zona sul de São José.
O Centro de Triagem é operado pela Central de Cooperativas de Catadores, que é responsável pela triagem manual destes resíduos da coleta seletiva e a comercialização dos materiais recicláveis, o que gera renda para cerca de 100 famílias de cooperados.
Atualmente, estão em funcionamento três cooperativas – Alfa, Coopertch e Futura.
A coleta seletiva contribui para a reciclagem, que por sua vez proporciona a economia dos recursos naturais usados na fabricação de novos produtos. Contribui ainda para reduzir o volume de resíduos dispostos no Aterro Sanitário, aumentando sua vida útil).
Combate aos fluxos
A Prefeitura realiza em todos os finais de semana e feriados operações especiais de combate ao fluxo do funk e festas clandestinas com aglomerações.
A força-tarefa é integrada por guardas civis municipais, fiscais de posturas e agentes de mobilidade urbana e conta com a parceria da Polícia Militar.
Durante as ações, são apreendidas bebidas alcoólicas com menores de idade, aparelhos de som e outros materiais utilizados nos eventos.
O objetivo do mutirão é evitar aglomerações e perturbação do sossego em meio à pandemia da covid-19, garantindo mais saúde, segurança e tranquilidade para os munícipes.
A população pode denunciar aglomerações e descumprimentos das regras de isolamento social por meio dos canais oficiais: Central 156 (telefone, site e aplicativo) e pelos telefones 153 (Guarda Civil Municipal), 190 (COI/Copom) e 3901-4120 (DFPM).