Campus Urbanova da Univap – Foto: Divulgação
Alunos da Univap (Universidade do Vale do Paraíba) estão se mobilizando contra a demissão de professores da FCSAC (Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação). Segundo eles, na lista de demissões estão docentes dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Rádio e TV. A Univap respondeu aos questionamentos dizendo que “os procedimentos de contratação e desligamento são usuais ao final de cada semestre”. (Confira nota completa no final da matéria).
Os estudantes alegam que cerca de quatro profissionais foram demitidos, dentre eles o coordenador do curso de Rádio e TV e diretor da TV Univap, além da coordenadora do Laboratório de pesquisas em Comunicação.
A estudante do último semestre do curso de Rádio e TV Mikaelly Bazani se diz ‘preocupada’ com uma eventual queda na qualidade dos cursos, visto a experiência e o currículo dos profissionais desligados. Mikaelly ressalta a importância dos docentes nesse momento de pandemia. “Durante essa pandemia, ele [coordenador do curso] foi o primeiro a iniciar as aulas online e deu assessoria para toda universidade, ensinando a como usar as ferramentas de aula a distância”.
Os estudantes entregaram nesta sexta-feira (31) a reitoria uma carta aberta, com mais de 200 assinaturas, cobrando o motivo das demissões e também estão realizando uma petição online para a recontratação dos professores. Além disso, os alunos criaram uma conta nas redes sociais, que já conta com mais de 40 relatos de profissionais da comunicação, alunos e ex-alunos da faculdade.
Resposta da Univap
Por meio de nota, a Universidade se manifestou sobre os questionamentos.
“A Universidade do Vale do Paraíba – Univap esclarece, a quem possa interessar, que os procedimentos de contratação e desligamento são usuais ao final de cada semestre como parte de um processo de readequação. A Univap está capacitada para aulas presenciais, contudo, atende as orientações governamentais que, até o momento, tem previsão de retorno anunciada para 8 de setembro, conforme planejamento de cada curso. Desde março, as aulas acontecem normalmente, com a presença constante dos professores por meios de comunicação e tecnologia (modo remoto), sem interrupções”.