
Foto: Ademir Brito/ PMSJC
O prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth (PSDB), anunciou nesta quinta-feira (25) o fechamento todo o comércio tido como ‘não-essencial’ aos sábados e domingos na cidade. Segundo Felicio, trata-se de uma ação “educativa” para “lembrar a população que estamos em pandemia”. Em São José, já são 2.462 casos de coronavírus, além de 1.663 suspeitos e 84 mortes confirmadas.
“Temos que tomar atitudes antecipando qualquer problema futuro. Acompanhei aqui nos últimos dias e a cidade está esquecendo que está no meio de uma pandemia. Isso tem me preocupado muito. Então, o Comitê de Enfrentamento se reuniu ontem e é hora de tomar uma nova atitude”, disse à rádio Jovem Pan na manhã desta quinta-feira.
Ele vai publicar ainda nesta quinta um decreto municipal oficializando a decisão.
“No sábado passado, foi o pior índice de isolamento na cidade, caímos 3%. E acabou se equiparando a um dia comum. Isso acendeu o sinal de alerta e com o objetivo inclusive educativo de relembrar as pessoas que estamos no meio de uma pandemia, vou publicar um decreto fechando o comércio aos sábados. Lembrando que o calçadão e shoppings já estavam fechados aos sábados e domingos e vamos estender a todo o comércio não essencial ao sábado. De acordo com o nosso decreto, a partir deste sábado não vai abrir mais. Os comércios adicionais, a partir deste final de semana, deverão permanecer fechados. A gente precisa conviver com o vírus e cada um tem que saber a sua parte. Que isso sirva educacionalmente. Essa decisão já está tomada pelo Conselho de Enfrentamento”, afirmou.
A média de novos casos diários no Vale do Paraíba cresceu 174% desde o início da flexibilização das atividades econômicas pelo governo do Estado de São Paulo, no início do mês.