Foto: Arquivo
A Prefeitura de São José dos Campos irá aplicar 600 testes rápidos, em todas as regiões da cidade, para traçar um mapa estatístico das pessoas que tiveram contato com o novo coronavírus na cidade. A pesquisa de campo deverá ser feita ainda nesta semana, pelo Instituto Indsat.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o grupo de pesquisadores fará visitas domiciliares e os testes serão aplicados por profissionais de enfermagem da Secretaria de Saúde. Os exames conseguem oferecer um diagnóstico a partir de uma gota de sangue em até 30 minutos.
Esse mapa será usado para definir o que será feito após o dia 22 de abril, data marcada para o fim da quarentena na cidade. Caso a contaminação pela Covid-19 esteja sob controle, a prefeitura estuda flexibilizar algumas medidas de isolamento, para que a cidade retome a sua atividade econômica aos poucos.
A testagem é uma das ferramentas mais importantes para desenhar o cenário de uma epidemia na população. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), os testes ajudam a isolar os pacientes assintomáticos, que são importantes vetores na disseminação do vírus.
