
O Governo de São Paulo, por meio das Secretarias de Estado da Saúde e da Comunicação, tem atuado no combate as informações falsas sobre o novo coronavírus, através de informações oficiais enviadas a imprensa.
Abaixo, veja três informações, que circulavam nas redes sociais, que foram verificadas pela equipe da Secretaria da Saúde e repassadas a equipe da SP RIO+
1- É falsa mensagem sobre vacinação contra gripe por ordem alfabética
A campanha de vacinação contra a gripe, iniciada em todo o país nesta segunda-feira (23), é válida para todos os idosos acima de 60 anos. Além dos profissionais da saúde, idosos fazem parte do público alvo nesta primeira etapa da campanha. Em abril e em maio, a vacinação será ampliada para outros grupos.
São falsas, portanto, as mensagens que dizem que a vacinação em São Paulo será dividida por ordem alfabética. Todos os que forem desses grupos podem se vacinar nesta primeira etapa. Em caso de dúvidas, procure o serviço de saúde da sua cidade. A Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com os municípios, fez uma série de recomendações a fim de evitar aglomerações.
A vacina contra a gripe não previne a COVID-19 (doença provocada pelo novo coronavírus), mas ela é fundamental para reduzir o número de pessoas com sintomas respiratórios nos próximos meses.
2- É falso link que indica doação de álcool em gel pela Ambev
Material compartilhado nas redes sociais e por celular com o título “Ambev – Retire seu álcool gel” é falso. O link usado na mensagem não tem relação com a empresa nem tampouco foi compartilhado por ela. A imagem compartilhada ainda escreve de forma errada o nome do produto. A forma correta é “álcool em gel”. Erros ortográficos e gramaticais grosseiros são alguns dos indícios de que mensagens são falsas.
Por meio de nota, a Ambev afirma que essa mensagem é mentirosa e adverte que pessoas mal-intencionadas estão usando a pandemia de COVID-19 para aplicar golpes cibernéticos.
“A Ambev esclarece que a produção de álcool em gel que está produzindo será doado para hospitais públicos municipais de SP, RJ e BSB, locais onde há mais casos da doença no momento”, diz a nota da empresa.
3- É falso que ingerir bebidas mornas previne contra COVID-19
Áudio de um homem que recomenda métodos de prevenção à COVID-19, como ingerir chás e sopas, traz conteúdo errado e falso. Até o momento não há remédios específicos nem vacina contra a doença causada pelo novo coronavírus.
“A temperatura do corpo humano é de pelo menos 36°C, assim, beber água a uma temperatura de 26 a 27 °C não traz benefício algum em relação à prevenção ou eliminação do Coronavírus (COVID-19), uma vez que no corpo humano o vírus tolera temperatura de pelo menos 36°C”, esclarece nota divulgada pelo Ministério da Saúde.