
Foto: Divulgação/Josué Damacena (IOC/Fiocruz)
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, informou que município registrou na manhã desta quarta-feira (11), o primeiro caso suspeito do coronavírus no Hospital Mario Covas.
O paciente é um menino de 10 anos. Segundo a administração, a equipe do hospital já iniciou os protocolos de atendimento para estes casos, como a coleta de amostras do material que serão encaminhadas para análise no Instituto Adolfo Lutz. Os exames para constatar a doença levam cerca de 15 dias para ficarem prontos. Todos os casos são tratados como suspeito até a divulgação do resultado.
“Por segurança, após a coleta de amostras, o paciente ficará isolado em sua casa, mas passa bem e apenas com sintomas leves”, afirmou a prefeitura.
São considerados casos suspeitos pessoas com coriza, febre e que estiveram em regiões com epidemia da doença. Nesses casos, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.
Prevenção
Segundo a pasta, as medidas a serem tomadas neste momento é mais pela própria população com sua higiene pessoal, ou seja, lavando as mãos e não espirrando sem a proteção da boca. Se o paciente apresentar sintomas de coriza, espirros ou tosse deve usar máscaras.
RMVale
O CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado) elevou de 12 para 15 os casos suspeitos do novo coronavírus no Vale do Paraíba.
Segundo os dados oficiais, a região tem oito casos em investigação na cidade de São José dos Campos, a terceira com mais suspeitas em todo estado. Segue atrás de São Paulo (178) e Campinas (15).