
Trabalhadores da Gerdau de Pindamonhangaba entraram em greve nesta segunda-feira (18), por tempo indeterminado, por causa do valor do abono salarial.
A categoria reprovou a proposta da empresa em assembleia e deflagrou a greve. A produção está paralisada.
Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, a greve teve adesão total dos trabalhadores, inclusive de funcionários terceirizados. Do ramo do aço, a Gerdau emprega 2.000 funcionários em Pindamonhangaba.
De acordo com o vice-presidente do sindicato, André Oliveira, após a entrega do comunicado de greve a empresa apresentou uma nova proposta, com um valor de abono para janeiro, mas que também foi reprovado.
“Isso mostra a mobilização dos trabalhadores. A gente percebe também um pouco de revolta com excesso de pressão e questões de segurança. A produtividade da empresa está aquecida e os trabalhadores resolveram mostrar pra empresa quem realmente é importante para que essa produção aconteça”, disse.
Em nota, a Gerdau se manifestou:
“A Gerdau informa que o processo de negociação coletiva dos colaboradores da usina de Pindamonhangaba (SP) é realizado por meio de Convenção Coletiva com o sindicato patronal da categoria e já foi concluído, com ganhos acima da inflação. Dentro da premissa de buscar uma condição diferenciada para seus profissionais, a Gerdau ainda ofereceu, de forma paralela à convenção acordada, um abono, que foi recusado pelo Sindicato dos Metalúrgicos. A Empresa espera chegar a um acordo e mantém-se aberta ao diálogo”.
*Matéria atualizada às 11h27 desta terça-feira, 19 de novembro, para acréscimo de informação.