Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), iniciou na segunda-feira (7), a Campanha Seletiva de Vacinação contra o sarampo para crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) em todos os Postos de Saúde da Família (PSF) do município.
LEIA MAIS: São Sebastião confirma primeiro caso de sarampo em 2019
LEIA MAIS: llhabela confirma sexta vítima de sarampo; RMVale chega a 100 casos
O atendimento é realizado das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Para as crianças de seis a oito meses de idade a vacinação é diferenciada mediante agendamento prévio por telefone ou pessoalmente nas Unidades de Saúde da Família (USF) de Juquehy II, Boiçucanga, Topolândia, Centro e Enseada. O “Dia D” da Campanha será no próximo sábado (19). Todas as unidades de saúde estarão abertas em regime de plantão.
As doses administradas em crianças de seis meses a menores de um ano devem ser consideradas como “Dose Zero”. A criança dessa faixa etária que tomar a vacina agora precisará voltar a se vacinar com a tríplice viral no calendário normal, ou seja, aos 12 meses (1ª dose) e aos 15 meses para aplicação do reforço com a tetra viral, que protege também contra varicela.
A ação é coordenada pelo Ministério da Saúde e será promovida em duas etapas, sendo esta primeira para o grupo da faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, e a segunda a ser realizada de 18 a 30 de novembro, destinada ao público adultos jovens com idades entre 20 a 29 anos. A Vigilância pede para que este público mantenha a carteira de vacinação em dia, considerando que em São Sebastião foram confirmados dois casos da doença em pacientes de 19 e 21 anos.
