Contrários a distribuição das linhas no transporte público, motoristas do transporte complementar de Taubaté (Tctau) entraram em greve nesta quarta-feira (21).
De acordo com os motoristas, a paralisação é para cobrar melhorias na distribuição das linhas entre os profissionais e a ABC Transportes, empresa responsável pelo transporte coletivo na cidade.
No dia de hoje (21), segundo o sindicato, apenas 30% da frota saiu às ruas.
Trata-se da segunda paralisação em menos de um mês. Em julho, o Tctau passou a operar em modelo de integração no transporte coletivo, em que a empresa fica com sete linhas e algumas delas exclusivas, sem concorrência com a ABC Transportes.
Os motoristas, no entanto, reclamam que tais linhas são longas e de baixa demanda, não oferecendo subsistência para a operação.
No fim da tarde de ontem (20/11), sob o risco de uma possível paralisação dos motoristas da Tctau, a prefeitura enviou um comunicado informando que “é vedada qualquer paralisação que possa comprometer a continuidade do serviço. Os permissionários que descumprirem esta determinação estarão sujeitos a penalidades, poderão ter os contratos rescindidos e a permissão cancelada”.
Em nota divulgada hoje (21), a Prefeitura de Taubaté informou que todos os veículos reservas da empresa ABC Transportes foram colocados em operação para garantir a normalidade no atendimento a população.
(O Vale)
Foto: Rogério Marques/OVALE
