A Prefeitura de São José dos Campos liberou um novo acesso ao bairro Jardim Colinas no Arco da Inovação, na zona oeste, para dar maior fluidez ao trânsito local.
Os motoristas que descem pela alça no sentido Jardim Aquarius agora têm a opção de virar na avenida Major Miguel Naked, que dá acesso ao condomínio Jardim das Colinas e ao Colinas Shopping.
Devido a mudança, foi necessária a abertura do canteiro divisor de pistas na avenida São João, na altura do shopping.
Todo o trecho já foi sinalizado e os motoristas devem prestar atenção em um detalhe: o novo semáforo. A faixa 1 (esquerda) da alça permanecerá sempre no verde, com tráfego aberto, e a faixa 2 (direita) será somente para fazer a nova conversão.
Obra contestada pela Justiça
Em março, o Tribunal de Justiça decidiu que não ficou comprovada a necessidade da construção da ponte e criticou o alto custo da obra (por volta dos R$ 60 milhões), que teria resultados inadequados e, segundo o TJ, passaria a ser ineficiente após 2025.
Como medida compensatória, a Justiça determinou que a Prefeitura realizasse intervenções viárias na região em até dois anos para melhorar a fluidez no trânsito. A Prefeitura entrou com recurso no STF (Supremo Tribunal Federal) em setembro para contestar a decisão.
Na apelação, o município afirmava que o Poder Judiciário não poderia interferir na atuação do Executivo e que a obra foi a solução mais barata e menos agressiva ao meio ambiente para resolver o problema de trânsito na região.
A Prefeitura ainda havia afirmado que todas as obras e intervenções citadas na decisão do TJ já haviam sido feitas e comunicadas no processo.
Acompanhe também: