Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Curiocidades
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Esquecimento Global
      • Fora do Cabide
      • Ofício das Palavras
      • Playlist de maestro
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais

    Destination 2

    Você está em:Início » City Tour leva refugiados e imigrantes a conhecerem São José no aniversário de 259 anos
    Turismo

    City Tour leva refugiados e imigrantes a conhecerem São José no aniversário de 259 anos

    Passeio gratuito reúne 24 pessoas de sete países, incluindo Venezuela, Ucrânia, Cuba e Moçambique
    22 de julho de 2026Nenhum comentário3 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link
    City Tour leva refugiados e imigrantes a conhecerem São José no aniversário de 259 anos
    City Tour leva imigrantes para pontos importantes de São José (Créditos: Ministerio Boaz/Instagram)

    Deixar o país de origem, recomeçar a vida em outra cultura e aprender um novo idioma são desafios enfrentados diariamente por quem busca um novo lar.

    Neste sábado (25), 24 refugiados e imigrantes terão a oportunidade de conhecer a história, os espaços públicos e os principais cartões-postais de São José dos Campos durante uma edição especial do Programa City Tour, em comemoração aos 259 anos da cidade.

    Os participantes são atendidos pelo Ministério Boaz, projeto de acolhimento a estrangeiros e refugiados da Igreja da Cidade. O grupo reúne pessoas de diferentes nacionalidades, entre elas Venezuela, Cuba, Ucrânia, Chile e Moçambique.

    A iniciativa surgiu a partir de uma voluntária do ministério que apresentou o City Tour à equipe.

    Mais que turismo

    Para o ucraniano Illia Shchur, líder do Ministério Boaz, o passeio representa muito mais do que uma atividade turística:

    “Quando uma pessoa chega a um novo país, a prioridade é sobreviver: encontrar trabalho, aprender o idioma, regularizar documentos e reconstruir a vida. Nesse processo, conhecer a cidade, sua história e sua cultura acaba ficando em segundo plano.”

    Ele explica que muitos refugiados passam meses, e até anos, vivendo uma rotina restrita entre casa e trabalho, sem a oportunidade de descobrir os espaços culturais e a história da cidade onde vivem.

    “Quando conhecemos essa iniciativa da Prefeitura, entendemos que era a oportunidade perfeita de promover integração e pertencimento. Queremos que essas pessoas não apenas morem em São José dos Campos, mas também conheçam e valorizem a história e a cultura da cidade. Essa parceria proporciona um momento de lazer, convivência e descoberta, fortalecendo o sentimento de que elas fazem parte desta comunidade.”

    Leia mais: Falta d’água histórica leva moradores a buscar torneiras públicas, caminhões-pipa e nascentes em São José

    Ministério Boaz

    Criado em 2021, após a chegada de famílias ucranianas ao Brasil em decorrência da guerra, o Ministério Boaz nasceu para acolher refugiados e auxiliá-los no processo de recomeço.

    Hoje, o projeto acompanha cerca de 40 pessoas de sete países diferentes, oferecendo apoio para integração social, cultural e emocional.

    Roteiro do City Tour

    O passeio de aniversário terá saída no Parque da Cidade e passará por:

    • Orla do Banhado
    • Parque Vicentina Aranha
    • Arco da Inovação
    • FarmaConde Arena
    • Praça Torii
    • Deck da Avenida Anchieta

    Programa City Tour

    Promovido gratuitamente pela Prefeitura de São José dos Campos, o Programa City Tour oferece passeios monitorados pelos principais atrativos turísticos, históricos, culturais e ambientais do município.

    Os roteiros são realizados em diferentes regiões da cidade, proporcionando aos participantes a oportunidade de conhecer a história, o patrimônio e as belezas locais.

    imigrantes refugiados sao jose dos campos sjc vale do paraiba
    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresFalta d’água histórica leva moradores a buscar torneiras públicas, caminhões-pipa e nascentes em São José
    Próxima Notícia Casemiro é anunciado pelo Inter Miami e vai jogar ao lado de Messi nos Estados Unidos

    Notícias Relacionadas

    Eve firma parceria inédita com governo da Flórida para desenvolver ‘nova geração’ da aviação nos EUA

    22 de julho de 2026

    Falta d’água histórica leva moradores a buscar torneiras públicas, caminhões-pipa e nascentes em São José

    Autor: Gabriel Duarte/portal spriomais22 de julho de 2026

    São José terá ônibus gratuito para levar público ao Revelando SP no Parque da Cidade

    22 de julho de 2026
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado

    Vicentina Aranha




    Vista Santana


    Pref SJC – 259 Pref SJC – 259

    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    jornalismo@spriomais.com.br

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    comercial@spriomais.com.br

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    comercial@spriomais.com.br 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.